Aleto - CAMPANHA INSTITUCIONAL DEZEMBRO
BRK AMBIENTAL/Campanha: Site Tocantins 2021 -Dezembro/Janeiro
Facebook
24/11/2021 - 15h41m

ATÉ SEXTA-FEIRA 26

Mutirão do Agrocrédito é realizado para produtores rurais de Recursolândia e Centenário

Redação

Mutirão do Agrocrédito prossegue até esta sexta-feira, 26.

Em Recursolândia, lançamento reuniu centenas de produtores para ouvir propostas (Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins)

Com foco na pecuária e na agricultura, os municípios de Recursolândia e Centenário recebem o Mutirão do Agrocrédito, ação realizada pelo Governo do Tocantins, que prossegue até esta sexta-feira, 26, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). Os lançamentos do programa nestes municípios ocorreram nesta segunda, 22, e na terça-feira, 23, respectivamente, com a presença do presidente Fabiano Miranda; do gerente administrativo do Banco da Amazônia, Wesley Barbosa; e dos gestores municipais de Recursolândia, Carlos Vinicius Barbosa e de Centenário, Forcilides Carvalho.

No encontro, as orientações foram conduzidas pelo diretor de Assistência Técnica do Ruraltins, Marco Aurélio Gonçalves; e pelo gerente do Banco da Amazônia, Wesley Barbosa. Já no decorrer da semana, extensionistas do órgão rural na região visitam as propriedades para o levantamento das demandas e a elaboração dos projetos de crédito.

Segundo o diretor Marco Aurélio, o Mutirão vai atender uma demanda de cerca de 30 projetos por produtores em Recursolândia e 20 em Centenário. “A metodologia do Agrocrédito é atender de forma maciça os agricultores familiares dos municípios que estamos visitando, uma vez que deslocamos técnicos de diversas regiões para atender em formato de mutirão os municípios, levando esse projeto ao agricultor familiar para que acesse o crédito rural. Entendemos que é uma plataforma de suma importância para elevar seu sistema produtivo, aumentando assim a produtividade, sua renda e a sustentabilidade da atividade dentro da propriedade”, explicou o diretor.

O gerente de atendimento do Banco da Amazônia em Pedro Afonso, Wesley Barbosa dos Santos, destacou que a finalidade é conscientizar os produtores para que tenham clareza das operações na hora de solicitar o crédito que necessita.

A finalidade neste momento é conscientizar os pequenos produtores a respeito do crédito rural, da renegociação de dívidas e do índice de inadimplência, que impossibilita o acesso a novos créditos e limita os valores de recursos para certas operações. Além disso, queremos alertar sobre a regularização fundiária que é um aspecto muito importante no que diz respeito a angariar novos créditos. Aproveitamos a oportunidade para apresentar novas tecnologias, como por exemplo o aplicativo Basa Digital, que facilita o acesso ao crédito, onde o agricultor faz seu cadastro e envia os documentos para análise de propostas. Inicialmente estamos começando pela linha Pronaf B, mas futuramente colocaremos novas linhas de crédito”, observou.

Recursolândia

Produtor Pedro Filho, PA Barra Mansa, em Recursolândia, vai acessar pela segunda vez financiamento para aumentar seu rebanho

Com forte vocação para atividade de pecuária e agricultura, o município de Recursolândia conta, atualmente, com cerca de 500 agricultores e, segundo o prefeito, Carlos Vinicius Barbosa, o último levantamento da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) registra um rebanho de aproximadamente 40 mil cabeças de gado.

Um dos primeiros a receber a visita do Ruraltins foi o produtor Pedro Filho de Sousa, da chácara Nossa Senhora Aparecida, PA Barra Mansa, que está buscando pela segunda vez crédito para investir na sua propriedade.

O bom êxito do primeiro financiamento, realizado em 2015, na época atendido pelo extensionista e atual diretor de Ater Marco Aurélio Vaz, possibilitou ao agricultor acesso ao Crédito pelo Pronaf A, dando início à atividade de pecuária de corte, com a aquisição de 10 matrizes e um touro.

Atualmente, com pasto formado, curral e um rebanho de 47 cabeças de gado, ele, a esposa Iranete Pereira de Brito os seus dois filhos que ajudam na propriedade, buscam nova linha crédito pelo Pronaf Mais Alimentos. Nessa proposta, o produtor pretende financiar R$ 90 mil com a finalidade de aumentar e melhorar o seu rebanho.

"O Ruraltins abriu caminho para a gente e estou muito animado com a evolução do meu rebanho e a possibilidade de crescer ainda mais, investindo no rebanho, porque hoje estou com sobra de pastagem e melhorar a estrutura da minha propriedade”, disse o produtor, que também é beneficiado pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Alimentação Escolar (Pnae) com a venda de produtos como farinha, banana e mandioca, frutos do trabalho da família.

Senhor Belmiro Silva de Souza, de 57 anos, também está recebendo acompanhamento técnico do Ruraltins

O casal Belmiro Silva de Souza, de 57 anos, e Claudete Torres da Silva, de 51 anos, também estão recebendo acompanhamento técnico do Ruraltins na elaboração de projeto para acesso ao Crédito Rural pelo Pronaf A. A propriedade, Fazenda Alto da Sucupira - PA Barra Mansa, a 32 km da cidade, já conta com 20 cabeças de gado, mais de 30 hectares de pasto formados e cercas prontas para esse investimento, que será de R$ 30 mil na aquisição de novas matrizes.

"Há mais de um ano, recebo acompanhamento técnico do Ruraltins, do técnico Isaías, e só tenho a agradecer pela ajuda que tem dado para nós. Este ano, conseguimos vender nossa produção para o Compra Direta e, agora, estamos aqui, tentando acessar esse financiamento para aumentar nossa criação de gado", explicou o produtor.

Com o trabalho apenas do casal, a propriedade, de 48 hectares, também produz milho, feijão, mandioca, banana, e a criação de galinhas e porcos, de onde sai a renda familiar com a venda para o PAA/Compra Direta.

Para o prefeito de Recursolândia, Carlos Vinicius Barbosa, a visita do Ruraltins e o apoio dado pelo Governo do Tocantins são essenciais para alavancar o agronegócio do município e região. “Essa ação é uma parceria do Governo Estadual com a prefeitura, e todo esse apoio vem proporcionando para gente muitos benefícios para o desenvolvimento do nosso município. O que toca Recursolândia é a nossa pecuária e a nossa agricultura, e oportunidades como essa, com a presença do Ruraltins e do Banco da Amazônia, são muito bem-vindas para fortalecer essas atividades no nosso município”, frisou.

Centenário

Em Centenário, o presidente reuniu com o prefeito Forcilides Carvalho para juntos firmarem uma parceria voltada para o fortalecimento da agricultura familiar por meio do trabalho conjunto entre o município e a extensão rural.

O presidente do Ruraltins Fabiano Miranda reforçou o apoio e a “preocupação do governador Wanderlei Barbosa em promover o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida da agricultura familiar, por meio de programas voltados para produtividade e elevação da renda familiar.

As visitas técnicas às propriedades rurais de Centenário vão iniciar nesta quinta-feira, 25.

Deixe seu comentário:

SENAC TO Campanha: SENAC SETEMBRO 2021ClésioClínica AndréAvecomA Fonte das LetrasGPS