Facebook
06/09/2017 - 16h57m

SAÚDE

Municípios do Bico se organizam para campanha de atualização do cartão de vacinação de crianças e adolescentes

Redação

Encontro reuniu profissionais dos 25 municípios do Bico do Papagaio

Para melhorar as coberturas vacinais, manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis, gestores municipais, coordenadores de imunização e técnicos das salas de vacinas dos 25 municípios do Bico do Papagaio, estiveram reunidos nesta terça-feira, 5, para falar sobre a microrregional da Campanha de Multivacinação 2017. O encontro teve como foco tratar da atualização da caderneta de vacina de menores de 15 anos não vacinados, a fim de completar o esquema vacinal de acordo com o Controle Nacional de Vacinação.

Conforme a enfermeira da gerência de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Vandecleia Luciano da Silva, são, ao todo, 19 vacinas ofertadas, sendo 14 para menores de 5 anos e cinco para menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Entre elas estão: Hepatite B, Pneumo 10, Meningocócica C, Rota Vírus, HPV, Febre Amarela, entre outras de rotina.  Entre os dias 11 e 22 deste mês, ocorre a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.

“Não há meta. A campanha ocorre de forma seletiva, ou seja, só quem ainda não foi vacinado e que esteja na faixa etária deve fazer a atualização”, destacou a enfermeira, acrescentando que, no dia 16, quando ocorrerá o dia D, as 290 salas de vacinas do Estado estarão abertas das 7h30 às 18 horas. “Lembrando que o público-alvo também pode se vacinar nos outros dias da Campanha”, destacou.

Vacina HPV

Este é o primeiro encontro focado na vacina HPV para meninos de 11 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias. “A imunização é dinâmica. Para a do HPV, por exemplo, houve esta atualização”, pontuou.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS