Facebook
13/10/2014 - 16h43m

Municípios do Bico participam de Curso Nacional de Qualificação de Auditorias e Ouvidorias do SUS

Redação

Profissionais de saúde de municípios do Bico do Papagaio participam de 13 a 17 de outubro, na Escola Tocantinense do SUS (ETSUS), do Curso Nacional de Qualificação de Auditorias e Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento objetiva contribuir para a qualificação do Sistema Nacional de Auditoria e do Sistema Nacional de Ouvidoria, com vistas ao fortalecimento destas áreas estratégicas para a implementação do Sistema Único de Saúde.


O curso é realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz em parceria com a Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Escola Tocantinense do SUS (ETSUS).

A metodologia aplicada é denominada ‘gestão por competências’, com o intuito de definir os conhecimentos, as habilidades a serem adquiridas e as atitudes a serem adotadas diante das questões que enfrentam no seu cotidiano.

Segundo a diretora da ETSUS, Linvalda Rodrigues Henriques de Araújo, o curso é uma ferramenta de gestão, que e o MS está ofertado inicialmente em oito estados no país, entre eles o Tocantins.  “Este curso vem como um instrumento de gestão para dar prioridades para as ações e serviços de saúde que a comunidade precisa.”, ressaltou.

O Subsecretário de Saúde de Porto Nacional, Silvio Marques destacou que o curso vem colaborar com a nova proposta que o município possui de fortalecer os serviços de auditoria.

Participam do curso profissionais de saúde dos municípios de Araguatins, Ananás, Axixá, Arguianópolis, Araguatins, Esperantina e Augustinópolis.



A modalidade presencial e descentralizada do curso envolve no Brasil oito Escolas ou Centros formadores, oito coordenadores estaduais, oito secretários executivos, 41 docentes para atender uma demanda de 354 alunos inscritos provenientes de quase 230 municípios brasileiros, sendo 165 para o componente de Ouvidoria e 64 para o de Auditoria, além das Secretarias Estaduais de Saúde e Sistemas Estaduais de Auditoria que também foram contemplados.

Abertura oficial

A mesa de abertura foi composta pela diretora da ETSUS, Linvalda Rodrigues Henriques de Araújo, a Coordenadora Estadual do curso, Fabíola Sandini Braga, Auditora da Sesau, Maria Júlia Brum, a ouvidora setorial especial saúde da Controladoria Geral do Estado, Adriele Pessoa Motta e a chefe do serviço de auditoria do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, Frederico Fredique Silvério.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS