Senar - Campanha
Facebook
05/12/2023 - 10h05m

SOLENIDADE

Livro com biografia de Júlio Resplande é lançado no Tocantins na sede da DPE-TO

Por Bico 24 Horas

Livro “Júlio Resplande de Araújo – Uma Biografia”, narra a história de vida e carreira do desembargador aposentado Júlio Resplande.

A solenidade reuniu familiares, amigos, colegas de trabalho e autoridades no auditório da Instituição, em Palmas (Foto: Rafael Batista)

A Defensoria Pública do Estado (DPE-TO) sediou nesta segunda-feira, 4, o lançamento no Tocantins do livro “Júlio Resplande de Araújo – Uma Biografia”, que narra a história de vida e carreira do desembargador aposentado Júlio Resplande de Araújo. A solenidade reuniu familiares, amigos, colegas de trabalho e autoridades no auditório da Instituição, em Palmas. Na oportunidade, ele também foi homenageado com o Diploma e a Medalha de Honra ao Mérito da Defensoria Pública do Estado por Contribuição Honorífica.

Presente na solenidade, Júlio Resplande destacou sua alegria e emoção em reunir tantas pessoas que marcaram a sua trajetória. “Aqui estão filhos, minha esposa, pessoas que trabalham e foram tão importantes na minha carreira. Sinto-me muito honrado de ver essa casa cheia. Com a graça de Deus, pude participar ativamente da construção de uma sociedade mais justa, sempre com o propósito de bem servir ao próximo”, destacou.

A defensora pública-geral do Estado, Estellamaris Postal, citou a importância do Desembargador aposentado para o desenvolvimento do Tocantins, para a política local e também para a Defensoria Pública. Sobre a biografia lançada, destacou: “Esta biografia é uma obra merecida por um profissional exemplar, cujo legado será lembrado por muitas gerações”. Estellamaris participa da obra como convidada, oportunidade em que descreve a atuação de Julio Resplande no início das atividades da Defensoria Pública no Tocantins.

Livro com biografia de Julio Resplande é lançado no Tocantins na sede da DPE-TO (Foto: Rafael Batista)

Sinopse

A obra é escrita pela filha de Júlior Resplande, Chris Resplande, e pelo escritor Luiz de Aquino (Foto: Rafael Batista)

A obra é escrita pela filha de Júlior Resplande, Chris Resplande, e pelo escritor Luiz de Aquino. Na solenidade, Chris explicou que a obra retrata a jornada de Júlio desde a infância até se tornar um influente jurista e político, culminando na sua contribuição fundamental para o desenvolvimento do Estado do Tocantins. “O livro foi uma ideia dos meus irmãos e comigo de prestarmos uma homenagem a ele, contando um pouco da sua história”, relata.

O prefácio é do desembargador Itaney Campos, que foi advogado quando Resplandes era juiz Uruaçu (GO). “A primeira frase do prefácio já diz – A vida de um homem é sempre maior que a sua biografia – Então, é impossível colocar em uma biografia todos os feitos, histórias, emoções, atos dele. Aí nós optamos por fazer uma crônica da vida dele. Os atos e fatos estão nos jornais e, ao invés de contar detalhadamente tudo o que ele fez, que ele promoveu na vida pública, nós preferimos contar a trajetória de onde ele saiu até onde ele chegou, que isso é o que fica”, declarou a filha.

Presenças

Amigos de Júlio Resplande prestigiaram o lançamento do livro (Foto: Rafael Batista)

Prestigiaram a solenidade os familiares de Júlio Resplande: a esposa Marlene Resplande e a filha Chris Resplande; os ex-governadores Moisés Avelino e Marcelo Miranda; o ex vice-governador do Estado e ex deputado federal Darci Coelho; o ex-secretário de Segurança Público do Tocantins, Herbert Brito Barros, o Buti; o ex secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Jacques Silva; o secretário de Cultura do Estado do  Tocantins, Tião Pinheiro; e membros das academias Tocantinense e Palmense de Letras, entre outros convidados. 

Da DPE-TO estiveram presentes, além da defensora pública-geral Estellamaris Postal: o 1º subdefensor público-geral Pedro Alexandre Conceição; o 2º subdefensor público-geral Danilo Frasseto Michelini; a corregedora-geral da DPE-TO e o subcorregedor-geral, Arassônia Figueiras e Kita Maciel; a diretora do Núcleo Regional da DPE-TO em Brasília, defensora pública Maria do Carmo Cota; a diretora do Núcleo Regional dos Tribunais Superiores da DPE-TO, defensora pública Irisneide Ferreira dos Santos; a presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto), Karla Letícia de Araújo Nogueira; e as defensoras públicas e defensores públicos Aldaíra Parente, Maria de Lourdes Vilela e Adriana Camilo.

Perfil

De origem pobre e com pais analfabetos, Júlio Resplande de Araújo construiu uma trajetória em que transitou nos três Poderes – Judiciário, Executivo e Legislativo.  Natural de Tocantinópolis, antiga Boa Vista, o desembargador aposentado Júlio Resplande de Araújo formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), atuou como Juiz de Direito nas comarcas de Filadélfia, Niquelândia, Uruaçu e Rio Verde. Integrou a Justiça Eleitoral como juiz eleitoral, corregedor-geral eleitoral e vice-presidente do TRE – GO. Professor da Faculdade de Direito da PUC – GO, Júlio Resplande também teve uma grande atuação política no Estado do Tocantins, onde foi secretário da Cidadania e Justiça, secretário da Segurança Pública (por duas vezes) e deputado estadual pelo Tocantins, onde integra a Academia Tocantinense de Letras (ATL).

Na solenidade, Chris explicou que a obra retrata a jornada de Júlio desde a infância até se tornar um influente jurista e político (Foto: Rafael Batista)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS