Facebook
18/10/2021 - 12h05m

2ª EDIÇÃO

Legado do educador Paulo Freire será tema de Simpósio de Pedagogia da Unitins de Araguatins

A programação ocorre nos dias 26 e 27 de outubro no formato on-line. As inscrições serão abertas no próximo dia 20.

O legado do educador Paulo Freire será tema do II Simpósio de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus de Araguatins. A programação ocorre nos dias 26 e 27 de outubro no formato on-line por causa da pandemia da Covid-19. A abertura terá transmissão pelo canal da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) no YouTube e os minicursos serão através do Google Meet.

A segunda edição do evento recebeu tema: O legado dos 100 anos de Paulo Freire e a (re) significância dos saberes docente. O Simpósio virtual começa às 19 horas do dia 26 de outubro com a palestra “Paulo Freire e o Bem Viver: a dialogicidade para o novo tempo”, que será ministrada pelo professor doutor Reinaldo Matias Fleuri.

No dia 27, os participantes terão dois minicursos: “Alfabetização de Jovens e Adultos, ler o mundo antes das palavras na perspectiva Freireana”, ministrado pela pedagoga especialista em Gestão Educacional, Eliziete Viana Paixão; e “Educação do Campo e a Pedagogia de Paulo Freire: a simplicidade inova”, ministrado pela doutora em Educação, Alessandra Gomes de Castro.

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas por meio do Sistema Eventos da Unitins a partir do próximo dia 20. Podem participar acadêmicos de Pedagogia da Unitins, professores, pesquisadores, egressos da instituição e comunidade externa. A inscrição é gratuita.

A coordenadora do curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins, Aquenúbia Gonçalves da Silva, destaca a escolha do tema para o simpósio virtual. “O autor é um divisor de águas na educação do país e o curso de Pedagogia, curso de formação de professores, não poderia deixar de saudar a importância do autor que é referência nos fazeres docentes. Promover o debate sobre as obras do autor vai contribuir diretamente no pensamento, no reinventar dos acadêmicos e participantes do evento, podendo levar-se ao entendimento real da importância da valorização do sujeito”, ressalta.

Programação

26/10 – Palestra

19h – 22h “Paulo Freire e o Bem Viver: a dialogicidade para o novo tempo” - professor doutor Reinaldo Matias Fleuri.

27/10 – Minicursos

Minicurso 01- Alfabetização de Jovens e Adultos, ler o mundo antes das palavras na perspectiva Freireano – Eliziete Viana Paixão (Pedagoga especialista em gestão educacional);

Minicurso 02 - Educação do Campo e a Pedagogia de Paulo Freire, a simplicidade inova – Alessandra Gomes de Castro (doutora em Educação).

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS