Facebook
30/01/2022 - 21h47m

ELEIÇÕES 2022

Justiça Eleitoral do Tocantins começa a receber novas urnas eletrônicas

Redação

Modelo 2020 substituirá urnas de 2009.

Justiça Eleitoral do Tocantins começa a receber novas urnas eletrônicas para as Eleições 2022 (Foto: Gilsiandry Carvalho)

Primeira remessa de urnas eletrônicas modelo 2020 foi recebida pela Justiça Eleitoral do Tocantins na terça-feira (25/1). O primeiro lote contém 1.050 equipamentos, sendo que até o final deste trimestre uma segunda remessa completará o quantitativo destinado ao TRE-TO. As duas levas somarão 2.005 novas urnas eletrônicas, atualizando 42% do parque de urnas do Tribunal.

Em visita à Central de Urnas, o presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, acompanhou a chegada dos novos equipamentos e os trabalhos do 4º Ciclo de Manutenção Preventiva das Urnas Eletrônicas para as Eleições de 2022. Acompanharam-no na visita o diretor-geral, José Machado dos Santos, e o assessor da Presidência, Laudyone Arruda.

As urnas recebidas entrarão no ciclo de manutenção preventiva que está sendo realizado e, de acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-TO, Valdenir Borges Júnior, até as eleições elas passarão ainda por outros testes para ficarem aptas a serem usadas nas eleições de 2022. “O primeiro passo é fazer o aceite que recebemos as urnas, nisto verificamos se elas estão de acordo com a especificação. Estando tudo conforme, instalamos os certificados para garantir a segurança das urnas e realizamos testes do sistema e simulados de votação para garantir seu perfeito funcionamento no dia do pleito”, explicou.

Para o eleitor não haverá diferença na forma de votação, mas os modelos 2020 trazem uma tecnologia nova, com aprimoramentos técnicos como maior velocidade de processamento, deixando a votação e totalização dos votos mais rápidas; mais facilidade de uso por parte dos mesários e o novo leitor biométrico.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS