Facebook
13/04/2013 - 10h59m

João Oliveira participa do 43º aniversário da cidade de Guaraí

Redação

      O município de Guaraí completou na última quinta-feira, 11, 43 anos de emancipação, com uma programação diversificada envolvendo atividades recreativas e oferta de serviços e cidadania à população. Presente na solenidade, o vice-governador, João Oliveira, parabenizou a sua cidade natal e destacou os anos de desenvolvimento da região. Ele frisou ainda o compromisso do Governo do Estado com a municipalidade e as demandas da população de Guaraí. “O Governo esta à disposição para apoiar as ações em todos os segmentos econômicos a serem desenvolvidas na cidade, dentro das possibilidades”, salientou.

      Dentre os serviços oferecidos nas comemorações do aniversário de Guaraí, a Prefeitura, em parceria com entidades responsáveis, disponibilizaram assessoria jurídica, orientações sobre o meio ambiente, piscicultura e Cadastro Ambiental Rural (CAR). Na ocasião, o prefeito ainda assinou o projeto de Lei que institui a Ficha Limpa para as entidades da administração municipal. “Nossa intenção é contribuir para a moralidade no serviço público. É um projeto que atende os anseios da população”, comemorou.

      Durante a programação o prefeito Genésio Ferneda também fez a doação de um terreno de 1.300 m² à Fundação Redesat para construção de uma retransmissora da TVE Tocantins no município. “Esta obra vai proporcionar uma melhora significativa de sinal para Guaraí e municípios vizinhos”, afirmou o presidente da fundação, Wagner Coelho.


História
      Localizada a 178 quilômetros da capital do Estado do Tocantins, Palmas, Guaraí teve seu início impulsionado pela construção da BR-153, rodovia federal que veio passar por considerável extensão da Fazenda Guará, propriedade do senhor Pacífico Silva. Em pouco tempo, o povoado “Guará” ultrapassou Tupirama, a cidade-sede do município, tornando-se mais importante que esta.

      Foi a partir daí que o senhor Osvaldo Dantas de Sá se uniu com alguns moradores para lutar pela transferência da sede (Tupirama) para o povoado “Guará”, conseguindo isto, finalmente, através da Lei Estadual 1 177, de 5 de novembro de 1968. A partir daí, o povoado “Guará” municipalizou-se com o nome de “Guaraí”, que significa “lobo pequeno” ou “rio dos guarás” (na língua indígena Tupi).
      Atualmente, grandes reformas ocorrem na cidade, como a BR-153, expansão de redes de esgoto, construções de estabelecimentos públicos e pavimentação de ruas.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHOEnergisa - Campanha: LPT 2024ClésioAvecomGPS