Facebook
26/11/2019 - 11h38m

REFUGIADOS

Indígenas venezuelanos não aceitam abrigo em Luzimangues e decidem ir embora para Imperatriz-MA

Refugiados continuam na Rodoviária de Palmas após não terem aceitado abrigo em Luzimangues e aguardam emissão das passagens (Foto: Lia Mara)

 

Os indígenas venezuelanos não aceitaram a proposta da força-tarefa de órgãos públicos de serem abrigados em Luzimangues, distrito de Porto Nacional, onde teriam moradia e comida durante três meses. Após a negativa, um dos indígenas disse na manhã desta terça-feira, 26, que decidiram ir embora do Tocantins, possivelmente para Imperatriz-MA.

Para um refugiado que preferiu não se identificar, os indígenas não querem continuar em Palmas. "Nós queremos ir embora, não queremos mais ficar aqui. Em Imperatriz tem uma casa abrigo para nós e nos ajuda", afirmou.

Outro venezuelano tido como um dos líderes disse, também sem se identificar, que não aceitaram ir para Luzimangues por que ficariam mais isolados. "Eles iam colocar a gente em uma casa e deixar lá, nossa cultura é diferente. Não queremos isso. Precisamos de emprego, de dinheiro para buscar nossa família que está morrendo na Venezuela", afirmou.

Eles explicaram que todas as famílias devem ir embora, mas ainda não sabem a data, já que as passagens seriam emitidas pela Prefeitura de Palmas.

Está sendo emitidas passagens para Imperatriz-MA e também para Goiânia-GO, onde eles têm a esperança de conseguir mais assistência. Um dos líderes confirmou apenas a ida para Imperatriz-MA. “Todos vamos juntos”, completou.

Os indígenas estão em Palmas há aproximadamente 10 dias, depois de terem ido embora de Belém-PA, onde afirmaram não terem assistência e ajuda. Ao todo, 50 pessoas de sete famílias da etnia Warao, sendo 30 adultos e 20 crianças, estão alocados nos corredores da Rodoviária de Palmas e passando os dias nas ruas pedindo comida, trabalho e mantimentos. Na manhã desta terça-feira, caiu uma forte chuva em algumas regiões de Palmas e a equipe de reportagem não avistou nenhum deles nos semáforos da Capital.

Conforme a assessoria do Ministério Público Federal (MPF), um dos participantes da força-tarefa em prol dos venezuelanos, assistentes sociais da Prefeitura informaram ao órgão que estão emitindo passagens para a partida dos imigrantes.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS