Senar
Facebook
02/10/2012 - 16h26m

II Semana Paulo Freire traz educação como ferramenta transformadora

Redação

      Uma realização da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio da Diretoria de Educação Indígena e da Diversidade, a II Semana Estadual Paulo Freire reuniu, durante a manhã desta terça-feira, 2, diversos educadores no auditório do Memorial Coluna Prestes , em Palmas. Como já sugere o nome do evento, as discussões foram acerca da Educação e da necessidade que há de utilizá-la como instrumento de melhoria da sociedade, como o próprio patrono que dá nome à ação pregava.

      Neste sentido, conforme explicou o diretor da Educação Indígena e da Diversidade, Maximiano Bezerra, a principal proposta da Semana é manter vivo o legado deixado por Paulo Freire a todos os pedagogos do mundo. “O mundo todo celebra o Paulo Freire nesta época, e o Tocantins não fica de fora disto. Nossa meta é alimentar a proposta da Educação para uma sociedade melhor, o que sempre foi sonhado e pregado pelo professor Paulo Freire. Por isto a temática deste ano é “Qual é a raiz que te sustenta?”, pois queremos tratar do comprometimento político do educador, que deve ser um sonhador, um idealista que busca melhorar a sociedade onde vive, a deixando mais democrática, e não há democracia sem Educação, até porque é a partir dela que trabalhamos a formação inicial das pessoas sobre o conhecimento social delas, que é uma aprendizado que vale para a vida inteira”, destacou Max.

Ação também em unidades escolares

      Além das atividades ocorridas no Memorial, que envolveram apresentações culturais e palestras, a II Semana Estadual Paulo Freire vai também até algumas unidades estaduais de ensino. A partir das 19h30 desta mesma terça, 02, por exemplo, a Escola Estadual Novo Horizonte receberá diretores escolares, coordenadores pedagógicos e técnicos da Diretoria de Diversidade para discutirem o tema do evento, o que foi muito comemorado pela diretora da unidade, Chirlene Rodrigues de Araújo. “É muito bom poder contar com as atividades no nosso ambiente escolar, pois isto dará acesso aos alunos às discussões, o que valoriza os estudantes, principalmente os da EJA (Educação de Jovens e Adultos), que são um dos focos de Paulo Freire. O momento vai valer muito para a construção de um processo de reflexão do processo educacional todo dentro da escola, por isto é importante que alunos e professores participem dele”, afirmou a diretora escolar.

Programação

      Depois das atividades na Coluna Prestes, a II Semana terá continuidade na Escola Estadual Novo Horizonte, a partir das 19h30. Já as Escolas Estaduais Criança Esperança e Maria dos Reis receberão o evento, respectivamente, nestas quarta, 03, e quinta-feira, 04, sempre a partir das 19h30.

Dia 02 de outubro

Memorial Coluna Prestes, a partir das 08h30

• Abertura oficial
• Apresentação Cultural
• Palestra

Escola Estadual Novo Horizonte, a partir das 19h30

• Vivência: qual a raiz que te sustenta?

Dia 03 de outubro

Escola Estadual Criança Esperança, a partir das 19h30

• Vivência: qual a raiz que te sustenta?

Dia 04 de outubro

Escola Estadual Maria dos Reis, a partir das 19h30

• Projeto de vida

Deixe seu comentário:

1BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHOClésioAvecomGPS