Facebook
19/05/2022 - 16h43m

EVENTO

IFTO de Araguatins recebe palestra de sensibilização sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Evento teve a participação de estudantes das as segundas séries dos cursos técnicos integrados ao ensino médio (Foto: Divulgação)

18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes. Para falar sobre o assunto, a unidade de Araguatins do IFTO recebeu na terça-feira, 17, às 9h, as equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar de Araguatins para realização de uma palestra, que teve como público-alvo estudantes das segundas séries dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A palestra foi ministrada no auditório Pioneiros, pelas assistentes sociais, Fernanda Gomes dos Santos, Sheilla Mara e a psicóloga, Michelle Almeida de Oliveira Maia.

Na oportunidade, as profissionais falaram sobre a história por trás da data, apresentaram o conceito e os tipos de violência, exploração sexual, abuso sexual, mitos e verdades relacionados à vitima de abuso ou exploração e ao abusador,  sendo destacadas, ainda, formas de prevenção.

Além disso, foram exibidas estáticas extraídas do Dique 100 (canal de denúncia) a nível de Brasil, em 2021. Segundo o levantamento apresentado durante a palestra, das 18681 denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, verifica-se a seguinte relação vítima x suspeito: padrasto/madrasta: 2617, pai: 2443, mãe: 2044, tio: 1379, vizinho: 1155 denúncias. Os números alarmantes de crianças e adolescente que têm seus direitos violados, em especial, no âmbito familiar, chama a atenção para importância de discutir o assunto e as formas de protegê-los.

Infelizmente, todos os dias crianças e adolescente sofrem algum tipo de violência sexual. Sendo os danos para a vítima e sociedade imensuráveis.  E para enfrentar essa triste realidade, é preciso união de diferentes instituições. É preciso informar sobre o assunto, quebrar o silêncio. Palestras como essa, são de suma importância na prevenção e combate desse e de outros tipos de violência”, pontuou a psicóloga da unidade de Araguatins, Daniela Liberato, responsável pela organização da palestra.

18 de maio

18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00, sendo uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, No Espírito Santo, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli. Ela tinha oito anos de idade, quando foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime até hoje está impune.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS