Facebook
02/02/2023 - 09h31m

LUTO

Ícone do jornalismo brasileiro, Glória Maria morre aos 73 anos no Rio de Janeiro

Jornalista foi diagnosticada com câncer em 2019.

Glória Maria foi ícone e referência no jornalismo brasileiro (Foto: Reprodução/Instagram @gloriamariareal)

Glória Maria, um dos maiores ícones do jornalismo brasileiro com passagens marcantes pelo Jornal Nacional, Fantástico e Globo Repórter, morreu hoje (02). A notícia foi confirmada pelo G1, citando que a apresentadora foi diagnosticada com câncer em 2019.

Na Globo desde 1971, Glória começou na posição de radioescuta (fazendo ligações para delegacias e acompanhando a frequência da polícia para "farejar" notícias) e posteriormente se tornou repórter de telejornais da emissora, como o Jornal Hoje, o RJTV e o Bom Dia Rio.

No Jornal Nacional, em 1977, foi a primeira repórter a fazer uma entrada ao vivo durante o noticiário. Ficou conhecida tanto por coberturas internacionais, como a posse de Jimmy Carter nos EUA, quanto por entrevistas bombásticas da política brasileira, como aquela com o presidente militar João Baptista Figueiredo.

Em 1986, entrou para a equipe do dominical Fantástico, onde ficou conhecida por reportagens de viagem e entrevistas internacionais: de Michael Jackson a Harrison Ford, de Nicole Kidman a Leonardo Di Caprio, e até a rainha do pop Madonna - todos passaram pelo microfone de Glória.

Tornou-se a principal apresentadora do Fantástico em 1998, ficando na posição até 2007. Depois do seu afastamento, tirou alguns anos de licença e retornou para a equipe do Globo Repórter em 2010, programa onde continuou desenvolvendo sua paixão pelas reportagens de viagem.

Durante a carreira, a jornalista visitou mais de 100 países, passando por Europa, África, América Central e grande parte do Oriente. Desde 2019, com a aposentadoria de Sérgio Chapelin, Glória dividia a apresentação do Globo Repórter com Sandra Annenberg.

A jornalista deixa duas filhas, Maria e Laura, adotadas em 2009.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Notas de Pesar

Nota de pesar

O jornalismo brasileiro amanheceu em luto nesta quinta-feira, 02 de fevereiro, com a notícia do falecimento da jornalista Glória Maria.

Presto minhas condolências neste momento e ressalto a importância ímpar de Glória Maria para o jornalismo brasileiro e mundial, visto que seu trabalho extrapolou as fronteiras brasileiras e ganhou o mundo. Glória Maria foi e sempre será o ícone do jornalismo brasileiro.

Clamo ao nosso Deus que por meio do Espírito Santo console os corações de suas duas filhas, familiares, amigos e de todos os jornalistas brasileiros que, com certeza, sentem a partida de Glória Maria. A todos, os meus sinceros sentimentos.

Wanderlei Barbosa

Governador do Estado do Tocantins


Nota de pesar por Glória Maria

Com muito pesar, recebi a notícia do falecimento da jornalista Glória Maria, ocorrido nesta quinta-feira, 02, ícone do telejornalismo brasileiro.

Glória Maria deixa um brilhante legado de mais de cinco décadas de profissionalismo no telejornalismo nacional, tornando-se referência com reconhecimento internacional. Em sua trajetória profissional foi figura presente em todos os principais telejornais e programas jornalísticos nacionais da TV Globo, onde atuou ativamente desde o início dos anos 70, perpetuando-se como referência para gerações do jornalismo.

Rogo que o consolo de nosso eterno Deus esteja presente em nossos corações nesse momento de luto, sobretudo com os familiares, amigos e jornalistas de todo o Brasil. Sigamos o exemplo de coragem e determinação de Glória Maria em fazer um jornalismo profissional e isento.

Márcio Rocha

Secretário de Estado da Comunicação do Tocantins

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS