Facebook
23/02/2022 - 10h27m

RECONHECIMENTO

Gretchen recebe título de Cidadã Paraense em cerimônia na Assembleia Legislativa do Pará

Foi a melhor mudança da minha vida”, diz Gretchen sobre morar no Pará.

Gretchen em frente ao Theatro da Paz, um dos pontos turísticos do Pará (Foto: Esdras de Souza/Arquivo pessoal)

A cantora Gretchen recebe nesta quarta-feira (23) o título de Cidadã Paraense em cerimônia na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). É a primeira vez que a artista recebe este tipo de reconhecimento. Com o título, Gretchen diz que pretende tornar Belém, onde mora há pouco mais de dois anos, conhecida por mais pessoas.

Eu desejo e quero fazer Belém conhecida por todos. Esse lugar é mágico, é único”.

Indo de encontro à trajetória comum de artistas que saem da região Norte em direção ao Sul e Sudeste do país, Gretchen surpreendeu os belenenses quando se apresentou na sacada de um apartamento, em 2020 em meio à pandemia, com o marido Esdras de Souza, saxofonista paraense.

Gretchen e o marido Esdras no Pará (Foto: Carol Marques/Reprodução)

Foi a melhor mudança da minha vida. Me adaptei perfeitamente, de forma fácil e tranquila. A realidade do Pará é a realidade que eu amo, a de ser verdadeiro”, diz a artista.

A proposta de autoria da deputada estadual Dilvanda Faro (PT) foi aprovada por unanimidade pela Casa em dezembro. Para a autora do Decreto Legislativo nº 54/2021, o título reconhece o sentimento da artista pelo estado do Pará.

A Gretchen é uma mulher que levanta a bandeira do empoderamento, defende causas feministas e luta contra preconceitos, como a homofobia. Sua contribuição ao Pará é de extrema relevância. Ela leva o nome do nosso estado por onde passa. Tem orgulho de viver aqui. Conceder esse título é reconhecer o quanto ela ama o Pará", diz a deputada.

Gretchen nasceu no Rio de Janeiro e já morou fora do Brasil, em Portugal, além de passar alguns períodos na França, onde mora uma dos sete filhos. Decidiu se mudar para a capital paraense ao começar um relacionamento com Esdras.

Relação com o Pará é de décadas

A filha mais nova da cantora é paraense. Valentina Miranda, de 11 anos, de Capitão Poço, mora com a mãe e o padrasto, Esdras, em Belém.

Essa é a história mais linda da minha vida. Ter ganhado esse presente de Deus, ter uma filha tão doce e parecida comigo, muito companheira, inteligente e feliz. Ela foi alfabetizada na França e tem um futuro lindo pela frente. Foi o maior presente que o Pará me deu”, relata Gretchen.

A cantora esteve no Pará inúmeras vezes antes de se mudar de vez para Belém. Já regravou música do artista Pinduca, gravou CD com músicas paraenses com Ximbinha e mais recentemente gravou com a cantora de tecnobrega Viviane Batidão.

Amo a cultura paraense, o carinho, o calor, a valorização que me dão aqui. E eu tenho uma vida normal, tenho amigos e uma vida social tranquila”, diz a Rainha do Rebolado.

No Pará, Gretchen já foi madrinha da campanha alusiva aos 14 anos da Lei Maria da Penha, da Alepa juntamente com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), em 2020, que chamava atenção para o enfrentamento à violência contra o gênero feminino.

Gretchen e a promessa à Nª Sª de Nazaré

Gretchen durante o Círio de Nazaré 2021 com o marido Esdras Souza, a filha Valentina e amigos (Foto: Arthur Sobral/g1 Pará)

A cantora ressalta a promessa que fez à Nossa Senhora de Nazaré para casar com Esdras de Souza. Bem-humorada, ela conta que a imagem da santa parou em frente de onde estava e foi quando pediu para casar com o saxofonista paraense.

Desde então, ela e o, agora, marido, fazem o trajeto do Círio, à medida que o cenário pandêmico vai permitindo.

A minha promessa é para sempre. Enquanto eu estiver viva, eu irei na corda. Nazinha me deu meu verdadeiro amor, meu príncipe, meu anjo, meu marido e companheiro. Quem não sabia do poder dela, agora já sabe”, afirma.

Gretchen e Esdras se casaram na beira de rio em Belém (Foto: Reprodução)

A renovação dos votos de casamento no ano passado ocorreu na Ilha do Marajó, sob as bênçãos da Pajé Zeneide Lima, do Instituto Caruanas.(G1)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS