Facebook
16/04/2024 - 17h44m

HGP

Governo zera fila de espera por cateterismo cardíaco eletivo no Hospital Geral de Palmas

Por Bico 24 Horas

Só no ano de 2023, foram realizados 2.105 procedimentos de alta complexidade cardiovascular na unidade.

HGP zera a fila de espera por procedimento cateterismo (Foto: André Araújo/Governo do Tocantins)

Com 2.105 procedimentos de alta complexidade cardiovascular realizados em 2023, o Hospital Geral de Palmas (HGP) segue com os atendimentos regulares e sem fila de espera por cateterismo cardíaco eletivo. Em 2024, já foram 180 pacientes atendidos, graças à realização de mutirões promovidos pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), e com a dedicação dos profissionais do setor de Hemodinâmica, atuantes na unidade hospitalar.

Dentre a população atendida, está a moradora de Palmas, a aposentada Dorinez Benedita Soares, de 62 anos. “Fiz o procedimento recentemente e estou me recuperando bem, tudo tranquilo. Quero agradecer primeiro a Deus e a toda equipe do HGP, pois estão todos de parabéns. Fiz tudo pelo SUS e com um ótimo atendimento desde a consulta até o procedimento. Só tenho gratidão”, declarou.

O médico cardiologista intervencionista, Andrés G. Sánchez, ressaltou que, “o cateterismo cardíaco é realizado com anestesia local, com sedação leve, ou seja, não utiliza anestesia geral. Na primeira hora, após o procedimento, o paciente já pode se alimentar após quatro horas de repouso e o usuário recebe alta médica. É considerada uma intervenção segura, é um procedimento de suma importância para a saúde do paciente cardíaco. As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte tanto em âmbito nacional quanto mundial. Por meio dos mutirões, vêm sendo realizados esses procedimentos, zerando a fila”.

Segundo a coordenadora de enfermagem da Hemodinâmica, Silvana Braga, “no serviço de Hemodinâmica do HGP, são realizados procedimentos de alta complexidade nas áreas de cardiologia intervencionista, ritmologia, cirurgia endovascular, neurologia e colangiografia endoscópica”.

Sobre o procedimento

O cateterismo cardíaco é um procedimento que pode ser utilizado para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas. Ele consiste na introdução de um cateter, que é um tubo flexível extremamente fino, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração. Assim são avaliadas as artérias do coração e possíveis obstruções nas mesmas.

Com 2.105 procedimentos de alta complexidade cardiovascular realizados em 2023, o HGP segue com os atendimentos regulares e sem fila de espera para o cateterismo cardíaco eletivo (Foto: André Araújo/Governo do Tocantins)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS