Facebook
22/11/2021 - 19h07m

PROJETO

Governo realiza cursos de capacitação em panificação em Aguiarnópolis e Darcinópolis

Redação

Capacitações fazem parte do projeto Fornada com Talento, com recursos oriundos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza.

A previsão é atender cerca de 4 mil pessoas, em todos os núcleos, capacitando-os para o mercado de trabalho (Foto: Carlessandro Souza)

Com propostas de capacitar trabalhadores no setor de panificação e inclusão no mercado de trabalho, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza entre os dias 23 de novembro e 4 de dezembro, os cursos de inclusão produtiva nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) municipais de Aguiarnópolis e Darcinópolis.

As capacitações fazem parte do projeto Fornada com Talento, com recursos oriundos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). Os alunos recebem aulas de como fazer pães, bolos e bolachas, entre outros produtos.

Em Aguiarnópolis, a capacitação tem início nesta terça-feira, 23, e segue até o sábado, 27. Já em Darcinópolis, a qualificação profissional ocorre entre os dias 29 de novembro e 4 de dezembro.

Para cada município, são 20 vagas, sendo que as inscrições para Darcinópolis podem ser feitas no Cras municipal da cidade, na segunda-feira, 29. Para o curso de Aguiarnópolis, as vagas foram preenchidas e as inscrições encerradas. O curso dá direito a certificado”, informa a técnica da Setas, Raimunda Araújo Santos.

Segundo o gerente de Inclusão Produtiva da Setas, Raimundo Gonçalves, o projeto Fornada de Talentos tem duas vertentes na área de segurança alimentar e nutricional, na Política Pública Estadual de Economia Solidária. Na primeira, a intenção é atender a demanda no setor de panificação por pessoas capacitadas. Na segunda vertente, o foco está na responsabilidade social, já que o projeto contemplará, principalmente, as famílias vulneráveis cadastradas nos Cras municipais.  

Em 2019, antes da pandemia, o Governo do Estado, por meio da Setas, capacitou cerca de 3,5 mil pessoas, em 52 municípios do Tocantins, com cursos nas áreas de panificação, beleza e artesanato. De acordo com a pasta, 60% dos alunos do projeto conseguem inserção no mercado de trabalho após a finalização dos cursos.

O titular da Setas, José Messias de Araújo, destaca que, ao retornar com as atividades presenciais, a meta é superar o número de pessoas atendidas em 2019. “Nossa equipe é capacitada para atender a população dos 139 municípios. Com a diminuição da pandemia e a reestruturação do projeto, a previsão é atender cerca de 4 mil pessoas em todos os núcleos, capacitando-os para o mercado de trabalho”, destaca.    

Inclusão Produtiva

Os cursos de inclusão produtiva buscam gerar trabalho e renda de maneira estável e digna para as populações em situação de pobreza ou vulnerabilidade social. A ideia é facilitar a superação de processos de exclusão social, por meio do empreendedorismo e da empregabilidade.

Alunos receberão aulas de como fazer pães, bolos e bolachas, entre outros produtos (Foto: Carlessandro Souza)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS