Facebook
06/05/2024 - 19h28m

AÇÃO

Governo do Tocantins traça estratégia para enviar ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul

Por Bico 24 Horas

Liderada pela primeira-dama Karynne Sotero e com adesão de diversos órgãos e instituições, ação "Tocantins pelo Rio Grande do Sul" vai arrecadar doações.

Primeira Dama Karynne Sotero coordenou reunião para traçar um plano de ação de ajuda humanitária às vítimas das chuvas no RS

Uma força-tarefa liderada pela primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, foi formada nesta segunda-feira, 6, para traçar um plano de ação de ajuda humanitária às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, que enfrenta uma das maiores tragédias climáticas já registradas no Brasil. A realização da ação Tocantins pelo Rio Grande do Sul foi uma determinação do governador Wanderlei Barbosa.

Unidos na sala de reuniões do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, secretários, presidentes de autarquias e representantes de entidades e associações compartilharam ideias e de que forma cada instituição pode contribuir.

O governador Wanderlei Barbosa me pediu que eu coordenasse os trabalhos dessa ação, pois já estava prevista a arrecadação de 1 kg de alimento para quem for ao show de abertura da Agrotins, na próxima quinta-feira, 9. Então resolvemos direcionar todo o alimento arrecadado no show para o Rio Grande do Sul e demonstrar, ao povo gaúcho, que os tocantinenses também estão comovidos e são solidários a eles”, afirmou a primeira-dama Karynne Sotero.

O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, disse que todo o valor arrecadado com a venda do camarote no show de abertura será direcionado ao Rio Grande do Sul. “A aquisição da pulseira será por meio de um PIX direcionado diretamente para ajudar a reduzir o impacto causado por essa tragédia”, afirmou.

Além da arrecadação na grande festa de abertura, ficou acordado na reunião que todas as secretarias e as autarquias do Estado serão pontos de coleta de doações, bem como todas as escolas da rede estadual de ensino. As doações serão recebidas nesses locais até a sexta-feira, dia 10.

Nós já enviamos um grupo para auxiliar nas operações de busca e salvamento, mas temos que agir rápido com itens básicos como alimentos, água, fraldas e itens de higiene que são urgentes”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Ornelas.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, relatou que tem recebido manifestações de apoio de diversos expositores e empresas envolvidas na Agrotins para colaborar. “O impacto de uma tragédia dessa para o agro é muito pesado. Conversei com produtores da região e os relatos são muito tristes”, afirmou.

Presente na reunião, o secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha, colocou a Pasta à disposição para auxiliar na campanha, massificando a divulgação. O titular da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, fez um apelo às entidades que representam os comerciantes que se engajem na ação e convidem os empresários do estado a aderir à corrente de solidariedade.

Resolvemos direcionar todo o alimento arrecadado no show para o Rio Grande do Sul, afirmou a primeira-dama

Participaram também, contribuindo para o planejamento da ação de ajuda humanitária, os secretários de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis; da Administração, Paulo César Benfica; do Planejamento e Orçamento, Sergislei Silva; além do secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, José Humberto Muniz Filho; do presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Paulo Antônio Lima; e do vice-presidente do Instituto Natureza do Tocantins, José Aníbal.

A ação também conta com a adesão de entidades que enviaram seus representantes, como a presidente da Aprosoja Tocantins, Caroline Barcellos; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL Palmas), Silvan Portilho; e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Joseph Madeira, bem como o vice-presidente da instituição, Rudiney Moreira.

Ajuda foi uma determinação do governador e reuniu secretários, presidentes de autarquias e representantes de entidades e associações

O que doar

As doações devem priorizar alimentos (incluindo leite), água, fraldas, agasalhos e cobertores. Todo o material arrecadado será enviado ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG), que enviará ao Rio Grande do Sul, em parceria com empresas de transporte.

Além da arrecadação na abertura da Agrotins, ficou acordado que todas as secretarias e as autarquias serão pontos de coleta de doações

A ação também conta com a adesão de entidades que enviaram seus representantes (Foto: Loise Maria)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JUNHOClésioAvecomGPS