Facebook
10/06/2024 - 16h55m

INFRAESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

Governo do Tocantins garante mais R$ 26,6 milhões para a educação em parceria com parlamentares

Por Bico 24 Horas

Recursos são destinados a investimentos na infraestrutura e aquisição de novos equipamentos para escolas.

Investimento deve ser feito na infraestrutura completa de escolas, a exemplo da Escola de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico, em Araguaína

Com investimentos e projetos voltados para a educação estadual, o Governo do Tocantins tem garantido a primazia na liberação de recursos federais. Na última sexta-feira, 7, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) empenhou recursos no valor de R$ 26.625.951,00 destinados a investimentos na infraestrutura e aquisição de novos equipamentos para escolas do sistema de ensino do Tocantins. O empenho garante, ao estado, a liberação dos recursos que foram destinados por meio de emendas da bancada parlamentar federal do Tocantins ao Orçamento da União 2024. A emenda é assinada pela senadora Professora Dorinha Seabra e pelos deputados federais Vicentinho Júnior, Toinho Andrade, Ricardo Ayres e Carlos Gaguim.

O governador Wanderlei Barbosa afirmou que o alinhamento com a bancada federal fortalece o estado com o governo federal. "Com o apoio dos nossos parlamentares em Brasília, estamos construindo as condições favoráveis para que o governo federal compreenda a seriedade da nossa gestão e as plenas condições de execução dos recursos da União de forma ágil, como a população espera. Essa é a visão que tem nos permitido, juntos, levar avanços reais aos tocantinenses em todas as áreas no nosso estado", destacou.

Os recursos serão investidos na ampliação e na melhoria da infraestrutura física e administrativa das unidades básicas de ensino. São medidas como construção, reforma e aquisição de equipamentos. O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou que o aprimoramento da infraestrutura é essencial para a melhoria da qualidade do ensino. "Estamos alinhados com as prioridades estabelecidas pelo governador Wanderlei Barbosa e em parceria com a bancada federal. A melhoria na infraestrutura e na aquisição de novos equipamentos permitirá que nossas escolas ofereçam uma educação mais eficiente e acolhedora, beneficiando diretamente a comunidade escolar e reforçando nosso compromisso com uma educação cada vez mais transformadora", afirmou.

A líder da bancada parlamentar federal do Tocantins, senadora Professora Dorinha Seabra, destacou que mais uma vez a bancada cumpre os compromissos que tem feito na parceria com o estado, em atender as prioridades do Tocantins. "O empenho desse recurso é um compromisso cumprido da bancada, fortalecendo nossa missão de sempre contribuir com a oferta de uma educação de qualidade para os tocantinenses”, informou.

Tocantins é destaque na alfabetização do país

Segundo dados divulgados pelo governo federal na última semana de maio, o Tocantins lidera a evolução da alfabetização de crianças no Brasil. Entre 2021 e 2023, o Estado saiu de 14% para 44% no índice de crianças de até sete anos de idade alfabetizadas, com um crescimento percentual de cerca de 214%. Os dados fazem parte dos resultados parciais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, um programa do governo federal que estabelece metas anuais para garantir o direito à alfabetização.

O secretário extraordinário de Representação do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini Júnior, destacou que resultados como esse contribuem para que o estado esteja entre as prioridades do governo federal. "O governador Wanderlei Barbosa, com todo o apoio dos nossos deputados federais e senadores, está levando projetos sólidos ao governo federal, mostrando a capacidade de execução e compromisso com resultados. Hoje, não temos barreiras nos ministérios e, além disso, em diversas áreas, o Tocantins tem sido visto como exemplo na execução de recursos federais", afirmou.

Governo vai ampliar investimentos em equipamentos, a exemplo da sala informatizada no Colégio Estadual Olavo Bilac, em Itaguatins

Tocantins já é referência nacional na alfabetização de crianças de até sete anos de idade (Foto: Juliana Carneiro)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JUNHOClésioAvecomGPS