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05/04/2024 - 20h28m

PROFE

Governo do Tocantins fortalece ações com os municípios em prol de uma educação de qualidade

Por Bico 24 Horas

Entre os objetivos do regime de colaboração estão desenvolvimento de políticas públicas educacionais e diálogo permanente entre os entes federados.

Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação, está realizando diversas ações com os municípios, desenvolvidas pelo Profe

Com foco na promoção de uma educação de excelência em todo o território, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está realizando diversas ações com os municípios, desenvolvidas pelo Programa de Fortalecimento da Educação (Profe). Dentre essas destacam-se o ICMS Educacional; o Ideb + 2030; o Alfabetiza Mais Tocantins; e o Sistema de Avaliação da Educação do Tocantins (Saeto).

Nesse sentido, o Governo do Tocantins publicou na quarta-feira, 3, o Decreto nº 6.772, no Diário Oficial do Estado (DOE) n° 6.542, formalizando o regime de colaboração entre o Poder Executivo Estadual e os municípios tocantinenses. Esse regime, instituído pela Lei Estadual n° 4.220, de 28 de agosto de 2023, vem ao encontro das boas práticas já aplicadas pela Gestão.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, reforça a importância desse pacto. “Essas ações demonstram o compromisso do Governo do Tocantins em fortalecer o sistema educacional, promovendo a qualidade da educação, além de estimular a colaboração entre o Estado e os municípios, com o objetivo da melhoria contínua da educação”, afirma.

Como funciona

O documento enfatiza a corresponsabilidade na promoção das políticas educacionais e também prevê a garantia do padrão de qualidade, a gestão democrática do ensino público, a gratuidade do ensino em estabelecimentos oficiais e a valorização dos profissionais da educação escolar.

Cabe mencionar que dentre os princípios orientadores do regime de colaboração se destacam a promoção da equidade educacional, respeitando aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero, bem como o respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva, necessários para uma educação mais inclusiva.

O decreto também cita o fortalecimento da autonomia dos entes federativos, o reconhecimento do protagonismo dos municípios na oferta da educação infantil e da primeira etapa do ensino fundamental, além do compartilhamento de estratégias para a melhoria dos resultados de aprendizagem.

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