Senar - Campanha
Facebook
06/02/2024 - 11h18m

SAÚDE

Governo do Tocantins entrega reforma do Savis, no Hospital e Maternidade Dona Regina

Por Bico 24 Horas

No local são atendidas vítimas de violência sexual independente de sexo e idade.

Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual foi reinaugurado com novas salas (Foto: Dayana Nascimento)

O atendimento personalizado com qualidade, segurança e maior acolhimento às pessoas vítimas de violência sexual serão ofertados no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) em espaço reformado do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis), entregue nesta segunda-feira, 5. O atendimento é destinado para todas as pessoas, independente de sexo e idade.

Anteriormente, o serviço possuía os seguintes ambientes: recepção, consultório, banheiro, repouso e sala de procedimentos. Agora, o espaço do Savis foi reinaugurado dentro do novo Ambulatório do Hospital, com novas salas com recepção, ludoteca com atendimento psicológico, consultório multiprofissional, consultório ginecológico juntamente com sala de procedimento, ambiente de repouso e um banheiro.

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, "o Savis é uma assistência de extrema importância e, pela peculiaridade dos atendimentos, precisa de um espaço adequado e humanizado. Por isso, entregamos esta reforma para proporcionar aos servidores e às pessoas acolhidas, mais conforto e bem-estar".

O diretor-geral do HMDR, Iatagan Barbosa, afirmou que “essa adequação da estrutura do Savis, para a gente, é extremamente importante, porque contribuirá muito no acolhimento, no ambiente mais humanizado, mais propício para esse atendimento. Ele atende pacientes vítimas de violência sexual e oferta um atendimento multiprofissional. Hoje, tem também uma sala de atendimento individual, uma sala de atendimento coletivo e uma ludoteca, que vai ser voltada para as crianças. Então, com certeza, vai qualificar ainda mais o atendimento dessa equipe, que já é muito bom”.

“Estamos muito felizes pelo fato de estar inaugurando este setor, que é de grande valia para a sociedade. Aqui, atendemos vítimas de violência sexual, não só daqui de Palmas, mas também de todo o Estado. O espaço é mais dividido, é mais recuado, não expõe tanto nossos pacientes, porque tem passagem separada da portaria geral, central, e isso facilita o lidar com a paciente que está com esse tipo de situação”, afirmou a  enfermeira, sexóloga e coordenadora do Savis/HMDR, Sâmia Ponciano.

Serviços

No Savis, é realizada a atenção integral, de forma humanizada e segura, evitando a revitimização de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde e do serviço. O atendimento é multiprofissional, composto por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos e técnicos de enfermagem. O sigilo profissional é garantido e existe o apoio com a equipe na parte ambulatorial de até seis meses. No local, são feitos exames, medicações, apoio psicológico, social, imunização e, em casos de gravidez decorrente de estupro, fazemos o APL [Aborto Previsto em Lei], até a vigésima semana.

Dados

Segundo os dados do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), em 2023, foram atendidos 346 novos casos. Referência no Tocantins, o serviço funciona desde 2012 e é aberto todos os dias, 24 horas, sem necessidade de encaminhamento. Se precisar de ajuda, ou informações sobre o atendimento é possível ligar no telefone: 63 3218-7786.

Ambulatório

Além do espaço do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis), foram entregues as reformas dos consultórios do ambulatório do Dona Regina; o espaço do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente e a Sala da 3ª Etapa do Método Canguru.

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, o Savis é uma assistência de extrema importância (Foto: Dayana Nascimento)

O local foi totalmente revitalizado para proporcionar conforto e bem-estar à população (Foto: Dayana Nascimento)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS