Facebook
25/01/2024 - 12h00m

SAÚDE

Governo do Tocantins disponibiliza testes RT-qPCR para a covid-19 e outros vírus respiratórios

Por Bico 24 Horas

Gestores municipais interessados podem solicitar os quantitativos, por meio do formulário de requisição do Lacen-TO.

Secretaria de Estado da Saúde segue com a distribuição de testes RT-PCR (Foto: André Arújo/Governo do Tocantins)

Para manter as estratégias de prevenção e controle das doenças sazonais, durante o período de circulação dos vírus respiratórios, Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa, aos gestores dos 139 municípios tocantinenses, que continua disponibilizando pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), os testes rápidos moleculares (RT-qPCR) para a detecção do vírus SARS-CoV-2, padrão ouro para o diagnóstico laboratorial da covid-19 e de outros vírus respiratórios.

O informe vem como uma orientação para o controle das doenças no Estado, que registrou no período de 1° a 20 de janeiro de 2024, 1.305 casos confirmados da covid-19 no Tocantins, sendo a variação de casos dividida em: Médio norte Araguaia: 439 casos; Capim-Dourado: 425 casos; Amor Perfeito: 117 confirmações; Bico do Papagaio: 113 casos; Cerrado Tocantins Araguaia: 86; Ilha do Bananal: 48; Cantão: 42; e Sudeste: 8 casos.

Sobre a influenza, em 2023, o Tocantins registrou 1.090 casos da doença, sendo 831 por influenza B e 259 por influenza A, bem como um óbito. Neste ano, até o momento, houve a notificação para um caso da Influenza A.

Para a diretora do Lacen-TO, Jucimária Dantas, “a adesão à estratégia de realização dos testes de RT-PCR pelo Lacen-TO, possibilita que a Secretaria de Estado da Saúde monitore a positividade, a identificação e a dispersão de variantes, identificando inclusive a existência de outros vírus respiratórios em circulação nos municípios e em todo o Tocantins”.

 Solicitação e Resultados

Os gestores interessados podem solicitar os quantitativos por meio do formulário de requisição de kits, disponível no https://central.to.gov.br/download/347373 e as retiradas serão realizadas nas unidades do Lacen-TO em Palmas e Araguaína.

A coleta do teste deve ser realizada conforme as orientações por swab para vírus respiratórios, sendo as amostras encaminhadas para o Lacen-TO, na unidade mais próxima ao município (Palmas ou Araguaína).

Ao chegar às unidades da SES-TO, o teste é realizado em até 72 horas e os resultados são disponibilizados via sistema GAL, para acesso pela unidade de saúde e retorno ao paciente.

Quem deve fazer o teste

O Ministério da Saúde orienta que os testes sejam feitos em pessoas que apresentem quadro respiratório agudo, caracterizado pela presença de pelo menos três dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória.

Caso o paciente apresente os sintomas, o profissional de saúde deve notificar imediatamente a suspeita, fazer a coleta da amostra e encaminhar ao Laboratório Central, para que este faça a análise por meio do exame RT-qPCR, que diagnostica tanto a covid-19, quanto a influenza (A ou B) e a presença de Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Adenovírus ou Rinovírus.

Orientações para o período de síndromes gripais

A principal medida de prevenção contra a covid-19 e a influenza continua sendo a vacina, que está disponível para toda a população acima de seis meses de idade. Recomenda-se que a população mantenha o calendário vacinal atualizado, inclusive com as doses de reforço, preferencialmente com a vacina Bivalente quando recomendado.

Outras medidas que podem ser adotadas são: etiqueta respiratória; higienização das mãos com álcool 70% ou água e sabão; ventilação, limpeza e desinfecção de ambientes; isolamento dos casos confirmados de covid-19 e uso de máscaras.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS