Facebook
27/03/2024 - 17h20m

PROGRAMA DE PRIMEIRO EMPREGO

Governo do Tocantins antecipa pagamentos do programa Jovem Trabalhador

Por Bico 24 Horas

Mais de 2,4 mil jovens contratados por meio do programa recebem seus salários nesta quarta-feira, 27.

O Jovem Trabalhador é o maior programa de primeiro emprego da região Norte do Brasil (Foto: Antonio Gonçalves)

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza nesta quarta-feira, 27, o pagamento antecipado dos salários de 2.497 jovens contratados pelo programa Jovem Trabalhador. Os valores são pagos até o 5° dia útil do mês, mas devido ao feriado de Páscoa, os pagamentos serão antecipados. Os jovens trabalham quatro horas diárias e têm salários de R$ 663,39.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, ressalta que a antecipação dos salários é parte dos esforços do Governo do Tocantins para valorizar todos os seus colaboradores. “O Governo do Tocantins tem esse compromisso de sempre pagar em dia e busca fazer o adiantamento como forma de reconhecimento pelo empenho de cada trabalhador”, pontua.

O programa conta com 2.497 jovens trabalhando, sendo 1.612 mulheres, 846 homens, 48 pessoas com deficiência e 26 jovens cumprindo medidas socioeducativas. O secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jonis Calaça, lembra que o programa já está presente nos 139 municípios do Tocantins. “O programa é um importante apoio para a juventude e também um incentivo a mais para a economia dos municípios tocantinenses”, salienta o secretário. 

Jovem Trabalhador é o maior programa de primeiro emprego da região Norte do Brasil e tem como objetivo inserir no mercado de trabalho 3 mil adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 16 e 21 anos, residentes nos municípios tocantinenses. O programa é financiado com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep-TO) e executado pela Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi).

Seleção

As vagas continuam abertas e, para se inscrever no programa, é preciso acessar o site jovemtrabalhadorto.org.br e preencher a inscrição.

Podem participar jovens com idades entre 16 e 21 anos, que já concluíram ou estão cursando o ensino médio em escola pública ou que são bolsistas integrais em instituições particulares, regra que também se aplica em caso de o jovem ser estudante universitário.

A renda familiar do candidato deve ser de até dois salários-mínimos nacional ou meio salário-mínimo per capita. Além disso, a família deve estar preferencialmente inscrita em programas sociais do governo. O programa disponibiliza cotas de 5% a 10% para Pessoas com Deficiência (PcD), sem exigência de idade máxima de 21 anos. Haverá, ainda, cotas para jovens do sistema socioeducativo e prioridade na contratação de jovens ribeirinhos, indígenas e quilombolas.

Jovens trabalham quatro horas diárias e têm salários de R$ 663,39 (Foto: Alexandre Alves)

Programa emprega mais de 2,4 mil jovens nos 139 municípios do Tocantins (Foto: Antonio Gonçalves)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS