Facebook
15/05/2024 - 09h00m

SAÚDE

Governo do Tocantins abre leitos de UTI em Paraíso

Por Bico 24 Horas

Serviço beneficiará mais de 100 mil habitantes residentes na Região de Saúde Cantão.

Leitos de UTI vão garantir a assistência especializada à população da região de Saúde Cantão (Foto: Mariana Ferreira)

O Governo do Tocantins abriu cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta terça-feira, 14, em Paraíso, e as unidades já estão em funcionamento. O serviço, que beneficiará mais de 100 mil habitantes residentes na Região de Saúde Cantão, é resultado da contratualização que a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou com o Hospital do Coração do Tocantins.

A saúde é nossa prioridade e estamos sempre empenhando todos os nossos esforços para garantir um atendimento de qualidade à nossa população”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, visitou o Hospital do Coração na sexta-feira, 10, para verificar a estrutura e a capacidade técnica da unidade. “Para que assim possamos firmar uma parceria que atenda os anseios da população do Vale do Araguaia, pois é uma determinação do governador Wanderlei Barbosa, que os leitos de UTI sejam disponibilizados o mais breve possível aos usuários do SUS”, pontuou.

O secretário também esteve no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT), onde acompanhou a rotina da unidade e verificou as necessidades locais. “Temos andado em nossos hospitais para acompanhar de perto a assistência prestada à comunidade, ouvir os nossos servidores e atender as demandas existentes em cada localidade. Assim, temos conseguido atender melhor nossa população, bater recordes de cirurgias, ampliar serviços e melhorar a cada dia a saúde pública do nosso Estado”, finalizou.

Durante as visitas, o gestor da SES-TO esteve acompanhado do secretário-executivo da Governadoria, Osires Damaso; e do diretor-geral do HRPT, Diego Segger. “É sempre bom quando o gestor vem pessoalmente ver a realidade da unidade. Isso deu um suporte maior e, agora, tivemos a sinalização, por parte do secretário Carlos Felinto, de que as obras estruturais serão retomadas e que teremos suporte de UTI aqui mesmo na cidade de Paraíso. Sem dúvidas, são avanços significativos para a população”, ressaltou o secretário-executivo da Governadoria, Osires Damaso.

Secretário da Saúde acompanhado do secretário-executivo da Governadoria e do diretor-geral da unidade hospitalar durante visita ao Hospital

Parcerias na região

Desde 2021, a Secretaria de Estado da Saúde tem trabalhado na ampliação dos serviços à população do Vale do Araguaia, com a disponibilização de UTI móvel no Hospital Regional de Paraíso e convênio com os municípios para a realização de cirurgias eletivas nos Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) das cidades daquela região. Mais de 4 mil pessoas já foram beneficiadas com os convênios.

Oferta de UTIs

O Governo do Tocantins tem trabalhado para ampliar a assistência em alta complexidade à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as principais ações está a ampliação em 131% nos números de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adultos, saindo de 80 para 185; e em 43% os leitos de UTIs infantis, que foram de 72 para 103.

Governador destacou que a saúde é prioridade da gestão e sempre estarão empenhando para garantir um atendimento de qualidade à população

No Hospital Regional de Paraíso, o secretário Carlos Felinto acompanhou a rotina da unidade e verificou as necessidades locais (Foto: SES/Governo do Tocantins)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS