Facebook
16/10/2019 - 19h08m

NO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Governo do Estado promove oficinas de promoção da alimentação saudável em Darcinópolis

Com informações de Lara Cavalcante

Governo do Estado promove oficinas no Dia Mundial da Alimentação

No dia mundial da alimentação, lembrado em 16 de outubro, o Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) realiza oficinas de promoção da alimentação saudável em Darcinópolis. A atividade faz parte de uma ação que será realizada em 11 municípios do Estado estimando capacitar 330 pessoas. O público alvo são merendeiras, coordenadores e beneficiários dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

As oficinas são compostas por aulas teóricas e práticas. Em um primeiro momento os participantes são capacitados sobre a importância da alimentação saudável para a melhoria da qualidade de vida e sobre as boas práticas de manipulação de alimentos (aspectos de higiene) para evitar doenças de origem alimentar.

Na parte prática os alunos colocam a mão na massa executando receitas que utilizam os ingredientes em sua totalidade, com cascas, semente e outras partes que costumeiramente são descartadas. Entre as receitas estão pães integrais, bolos, doces, feijoada light, farofa de folhas e talos, arroz enriquecido, entre outros. A nova forma de preparado visa evitar o desperdício dos alimentos e aumentar a ingestão dos nutrientes presentes nas partes que seriam descartadas.

Oficinas compreendem aulas teóricas e práticas

Ações do Governo promovem Segurança Alimentar

O governo do Estado tem apoiado a agricultura familiar assim como possibilitado o acesso a alimentação de beneficiários das entidades socioassistenciais através de um contrato de repasse firmado com o Ministério da Cidadania no valor de R$5.720.000,00 que está sendo executado pela Setas por meio da gerência de Segurança Alimentar e Nutricional.

Com esse recurso estão sendo equipadas as centrais de recebimento e distribuição dos produtos da agricultura familiar no Estado. Para tanto foram entregues de forma parcial 13 caminhões, 11 câmaras frias, paletes de polietileno, monoblocos, computadores, impressoras multifuncionais, mesas e cadeiras de escritório e balanças de 30 e 300kg.

Segundo o secretário da Setas, Messias Araújo, o Governo do Estado não tem poupado esforços para fomentar a agricultura familiar que é a base para promoção da alimentação saudável de toda a população “Com o aparelhamentos dessas Centrais o Governo está fortalecendo o programa Compra Direta, confirmando a característica municipalista da atual gestão e principalmente garantindo comida de qualidade na mesa do tocantinense”. Afirma o gestor.

O projeto é desenvolvido em parceria com o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e prevê realizar assessorias aos municípios com sensibilização dos gestores para adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), formação dos Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional Municipais- COMSEA’s e das Câmaras Intersecretariais de Segurança Alimentar e Nutricional Municipais - CAISAM’s) em 9 municípios.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS