Senar
Facebook
07/10/2013 - 08h37m

Governador Siqueira Campos assina ato para criação da região metropolitana de Palmas, com sede na Capital

Redação

Comemorando o 25º aniversário do Estado do Tocantins, o governador Siqueira Campos (PSDB) assinou diversos atos, no sábado, 5. O primeiro deles criando a região metropolitana de Palmas, com sede na Capital, abrangendo 15 municípios do seu entorno. Esta região dará agilidade às ações do governo do Estado voltadas à Capital, levando em conta parcerias com as prefeituras dos municípios alcançados.

De acordo com a Agência Tocantinese de Notícias (ATN), as cidades que compõem a região metropolitana de Palmas, além da Capital são: Aparecida do Rio Negro; Barrolândia; Brejinho de Nazaré; Fátima; Ipueiras; Lajeado; Miracema do Tocantins; Miranorte; Monte do Carmo; Oliveira de Fátima; Paraíso do Tocantins; Porto Nacional; Pugmil; Silvanópolis e Tocantínia.

Reconhecimento
Também em atos administrativos, o governador assinou promoções de 50 policiais militares, nos diversos graus da carreira. Homenagens foram prestadas com a Comenda do Estado, no grau Grã Cruz, a dois pioneiros do Tocantins: Francisco de Assis Brandão, da região sul do Estado, que apoiava a luta pela criação do Tocantins como presidente do Diretório Regional do PMDB, em Goiás, e Antônio Gomes Pereira, homenagem póstuma, pai do promotor de Justiça Clenan Pereira e do secretário-chefe da Casa Civil, Renan de Arimatéia Pereira, este na região Norte do Estado, baseado em Tocantinópolis, onde foi prefeito. Ambos pioneiros nas áreas de Contabilidade e Direito em suas regiões.

Projetos para Palmas
Ainda nosábado,o governador Siqueira Campos preparou a apresentação, para submeter à aprovação da população e das prefeituras e Câmaras Municipais, da Capital e dos municípios do seu entorno , a prévia dos projetos de construção do metrô elevado de Palmas e do monumento Palmas para Jesus Cristo, sendo este último com a proposta de ser construído pela iniciativa privada com apoio da população.

Moderna e com tecnologia de ponta, a primeira etapa do metrô elevado prevê uma linha de 15km de extensão, ligando a avenida Parque, na região Norte da Capital às universidades Ulbra e Católica, na avenida Theotônio Segurado, região Sul. A linha prevê estações integradas com o transporte coletivo de ônibus, incluindo linhas semi urbanas entre os municípios de Paraíso do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Lajeado, Miracema e Porto Nacional.

Esta proposta é arrojada, prevê a duplicação das rodovias que ligam Palmas a esses municípios, e ao longo da linha do metrô elevado, haverá pistas exclusivas para motos, bicicletas e passagens de pedestres. Segundo o Governador, esta proposta será apresentada, para apreciação, aos prefeitos da Capital das cidades envolvidas e também aos vereadores.

Deixe seu comentário:

1BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHOClésioAvecomGPS