Facebook
24/10/2019 - 17h40m

ARTIGO

Foliculite: o que causa e como tratar o problema

Mariana Schneider do Aescare

Foliculite é uma infecção de pele quem tem início nos folículos pilosos. Em geral, é resultado de uma infecção bacteriana ou fúngica, mas também pode ser causada por vírus ou por uma inflamação de pelos encravados.

A infecção se manifesta em forma de pequenas espinhas, de pontas brancas, em torno de um ou mais folículos pilosos. Em grande número de casos de foliculite, ela é superficial, mas pode coçar e doer.

Geralmente, a inflamação do pelo tende a se curar sozinha, porém é preciso ficar de olho em casos graves e em casos que acontecem com frequência. Eles devem ser analisados e tratados por um médico especialista, pois podem levar à perda permanente do pelo e cicatrizes.

Folículos pilosos são encontrados por todo o corpo humano, exceto na palma da mão, planta dos pés e às áreas de transição entre a pele e as mucosas, como os lábios, por exemplo.

Apesar de que possa se manifestar em qualquer lugar do corpo, as áreas mais comuns para o aparecimento deles são a face, couro cabeludo, axilas, coxas, nádegas e virilha.

Quadros inflamatórios mais leves podem apresentar melhorias com cuidados básicos de higiene e os mais graves podem ocasionar perda definitiva dos pelos e a cicatrizes permanentes.

Qualquer pessoa pode manifestar episódios de foliculite em algum momento, porém, pessoas negras, asiáticas, obesas ou com baixa imunidade estão mais sujeitas a desenvolver a foliculite.

Ela pode se manifestar através de duas formas, vamos conhecer quais são?

  • Foliculite superficial

A foliculite superficial se manifesta na parte superior do folículo piloso e a pele ao redor costuma fica avermelhada e sensível.

Podem aparecer pequenas pústulas parecidas com espinhas e com conteúdo amarelado de até 1 cm de diâmetro. Na maioria dos casos é possível enxergar o pelo no centro da lesão, o que gera muita coceira.

  • Foliculite profunda

A foliculite profunda é uma inflamação que se estende por todo o folículo piloso e alcança a raiz. Na área em que ela se manifesta, surge a lesão típica da doença: extensa área avermelhada com um nódulo endurecido com pus no centro da ferida.

Os sintomas mais recorrentes nesses casos são coceira, dor, edema (inchaço) e tumefação local. É uma infecção mais grave que a superficial, que pode destruir o folículo piloso e até mesmo deixar cicatrizes.

E quais são as causas?

A causa principal da foliculite é a infecção por uma bactéria comum que se encontra na pele dos seres humanos.

Em paralelo a isso, o uso de lâminas de barbear, de roupas muito apertadas ou que retêm muito a umidade e calor, escoriações na pele, feridas cirúrgicas, picadas de insetos, enfermidades como a acne e a dermatite, uso contínuo de cremes esteroides e de antibióticos podem agravar o quadro dos folículos pilosos.

Os folículos se manifestam em todo o corpo, exceto nas palmas das mãos, plantas dos pés e membranas mucosas, como os lábios, apesar de serem áreas mais úmidas. Eles são mais densos no couro cabeludo e se eles forem danificados podem ocasionar uma infecção.

As causas que mais danificam o couro cabeludo são:

  • Lesão ao se barbear
  • Atrito provocado por roupas muito justas
  • Transpiração excessiva
  • Dermatite e acne, que tendem a inflamar.
  • Lesões gerais da pele, como escoriações ou feridas cirúrgicas
  • Curativos feitos com plástico ou fita adesiva aplicados em ferimentos sobre a pele.

E como tratar?

O procedimento para tratamento da foliculite é diferente de acordo com a causa, tipo e gravidade das lesões. Em casos mais leves é comum apresentar melhorias quando aplicadas algumas medidas caseiras, como:

  • Utilizar compressas mornas e úmidas várias vezes ao longo do dia na região da ferida. As compressas podem ser misturadas em uma solução de 2 xícaras de água e 1 colher de chá de sal, o que auxilia para uma drenagem mais rápida e consequentemente, um tempo de cura menor;
  • Realizar a higiene da região da ferida utilizando apenas água morna, sabonete antisséptico e enxugar com uma toalha descartável;
  • Utilizar pomadas ou cremes de uso tópico com propriedades anti-inflamatórias sobre a lesão.

Quando a infecção de manifesta pode ser preciso a indicação de antibióticos por via oral.

Porém, caso a infecção seja ocasionada por bactérias, ou medicamentos específicos para combater a infecção por fungos, devem ser indicados corticoides por via oral para reduzir a inflamação em curtos períodos por causa dos efeitos colaterais indesejáveis provocados pelo medicamento.

Feridas maiores podem precisar de uma intervenção cirúrgica para que seja drenado o pus. Isso auxilia a aliviar a dor e facilita o processo de recuperação.

Caso as outras opções de tratamento não façam efeito, são recomendadas técnicas que destroem completamente o folículo piloso, como terapia fotodinâmica e depilação a laser.

E como podemos prevenir?

Como já foi dito em cima, incorporar alguns hábitos simples na rotina diária pode ajudar a prevenir a foliculite e nós selecionamos alguns exemplos:

  • Lavar bem as mãos com frequência, principalmente antes e depois de tocar as lesões;
  • Tomar banho ou utilizar a loções e sabonetes antissépticos para realizar a higiene antes e depois da depilação; porém, não se deve exagerar na utilização desses produtos pois deixam a pele mais seca e podem atacar as bactérias protetoras do organismo;
  • Verificar as condições de asseio e o nível de cloro das banheiras de hidromassagem e piscinas aquecidas que for utilizar;
  • Não use roupas muito apertadas, pois aumentam o atrito com a pele e retêm o suor;
  • Evitar ficar com a roupa de banho molhada no corpo por muito tempo e trocar o mais depressa possível;
  • Manter a pele sempre hidratada e livre de células mortas;
  • Prestar atenção nos cuidados na hora de fazer a barba. Sempre usar água morna e creme ou gel para evitar o atrito da lâmina e não irritar tanto a pele. Passar a lâmina no sentido em que o pelo cresce. Aplicar uma loção hidratante ao terminar;
  • Evitar alimentos que sejam muito gordurosos, beber bastante líquido e procurar manter o peso nos níveis ideais para sua altura e idade. Sobrepeso é pode ser um fator de risco para a manifestação da foliculite.
  • É necessário procurar um médico em casos recorrentes.

Conclusão

A foliculite é uma infecção de pele que acomete muitas pessoas. Normalmente, é um problema que se cura sozinho. Contudo, em alguns casos, é necessário procurar um dermatologista para indicar o melhor tratamento para o problema.

Existem algumas formas de prevenir a foliculite, como higienização do local, cuidados na depilação ou corte da barba e procurar manter bons hábitos alimentares.

Comente aqui embaixo sua opinião sobre o assunto e compartilhe o post nas suas redes sociais.

Deixe seu comentário:

1 Comentário(s)

  • Izabele Karla Carvalho de Souza | 08/05/2020 | 23:03 Qual o antibiótico para foliculite e uma pomada apropriada para o caso
BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS