Facebook
11/10/2021 - 18h15m

CONSCIENTIZAÇÃO

Exames e palestras sobre a Campanha Outubro Rosa é realizada na Unidade Penal Feminina de Ananás

Redação

Exames e palestras de conscientização sobre a Campanha Outubro Rosa é realizada na Unidade Penal Feminina de Ananás.

Seciju promove exames e palestras de conscientização sobre a Campanha Outubro Rosa para custodiadas na Unidade Penal Feminina de Ananás

 

Palestras, orientações e momentos de confraternização estão sendo intensificados durante todo o mês de outubro nas unidades penais femininas do Tocantins. Com isso, em conformidade com a Campanha Nacional Outubro Rosa, a Unidade Penal Feminina de Ananás, administrada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), iniciou na última quinta-feira, 7, ações de atenção à saúde para 15 custodiadas em prol da conscientização e prevenção à saúde da Mulher, com foco no câncer de mama e de colo do útero. A ação foi executada em parceria com a Secretaria de Saúde do Município.

A gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso da Seciju, Sandra Veloso, contou sobre a relevância desta ação para as mulheres que se encontram privadas de liberdade no Sistema Penal do Tocantins. “Buscar a efetivação da assistência médica para as mulheres privadas de liberdade, os exames, a orientação através das palestras, tudo isso é de grande importância para que elas sintam que, mesmo em situação de cárcere, não estão privadas de atenção, como no caso desta Campanha, que tem amplitude nacional, e elas fazem parte disso. Foram feitos os testes e exames, como tínhamos no cronograma, e isso foi de grande valia para a garantia do direito à saúde”, afirmou.

A custodiada D.L. relatou que tudo o que tem sido feito é de suma relevância para todas elas. “Essas ações são muito importantes para a pessoa presa, que muitas vezes nem sabe que pode estar doente. Assim como o momento de devoção, que traz reflexão aumenta a esperança e a força para continuar”, disse.

As 15 mulheres tiveram acesso a exames e também participaram de um momento de confraternização

Saúde

As enfermeiras que participaram da Campanha Outubro Rosa na Unidade Penal, Jéssica Lopes Lima, Mariana Gomes Pinheiro e Nathália Rodrigues da Silva explicaram as ações para as custodiadas. “Foram realizados testes rápidos para diagnosticar HIV, sífilis e hepatites B e C, além de exame preventivo do câncer de colo do útero (PCCU), além de rodas de conversas com elas, sobre os temas auto avaliação das mamas, câncer de mama, câncer do colo uterino e infecções sexualmente transmissíveis, além de um lanche. Cabe ressaltar que elas também receberam kits de higiene”, resumiu Jéssica.

Também está sendo realizada, nesta ação, um momento de louvor com participação de líderes religiosos locais, na intenção de embasar a importância da saúde física e mental”, completou o chefe da Unidade, José Bonifácio Paz de Sousa, sobre o cronograma da ação em Ananás.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS