Facebook
19/04/2013 - 08h30m

Estudo deve propor alternativas ao sistema de transporte intermunicipal

Redação

      Um projeto de reestruturação do sistema de transporte público intermunicipal do Tocantins foi apresentado na tarde desta quinta-feira, 18, ao Governado Siqueira Campos. A proposta, elaborada pela Fundação Ricardo Franco, foi apresentada pelo presidente da entidade, General Jorge Armando de Almeida Ribeiro, durante audiência realizada no Palácio Araguaia, em Palmas.

      De acordo com o presidente da fundação, a negociação para a implementação do projeto, que será desenvolvido a logo prazo, está avançada. “O Governador se mostrou interessado na reestruturação, nossa equipe de técnicos já estava conversando com a ATR e acreditamos que acertaremos os últimos detalhes em breve para começarmos os serviços ainda este ano”, disse ele.

      O general também explicou que a primeira etapa do projeto consiste na realização de um estudo que tem a função de levantar a real situação do sistema de transporte no Tocantins. “Só após conhecermos as demandas, inclusive com estudos de campo, poderemos propor a melhor alternativa para o Estado”, ressaltou.

      Esse levantamento irá determinar o percentual da população que utiliza o transporte, os trechos e o número de linhas necessárias para atender a demanda. Após a realização desses estudos, que deve durar um ano, acontece o processo que envolve a licitação das operadoras do serviço.

      De acordo com o presidente, o projeto terá a capacidade de legalizar a prestação dos serviços no Tocantins. Além disso, irá melhorar a qualidade dos sistemas, reduzindo o tempo de viagem e baixando os custos. “No estado do Mato Grosso, o projeto já está no desenvolvimento de sua segunda fase e nós conseguimos reduzir os custos em 50%”, observou.

      O presidente da Agência Tocantinense de Regulação (ATR), Coronel Constantino Magno, afirmou que a reestruturação irá proporcionar uma grande melhoria ao sistema de transporte no Estado. “Todos sairão ganhando com o projeto. Os prestadores de serviço ganharão a segurança jurídica proporcionada pela licitação e os usuários ganharão mais qualidade e um menor preço na tarifa”, disse ele.

Fundação

      A fundação Ricardo Franco é uma entidade, sem fins lucrativos, ligada ao Instituto Militar de Engenharia e com sediada no Rio de Janeiro. A instituição está desenvolvendo o projeto no Estado do Mato Grosso e cumula experiências como a restauração da Catedral de Brasília, construção da Vila Olímpica para os Jogos Panamericanos e construção de rodovias, a exemplo do trecho da BR 420 que liga Ji-Paraná(RO) ao município de Costa Marques, na fronteira da Bolívia.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHOEnergisa - Campanha: LPT 2024ClésioAvecomGPS