Facebook
02/05/2024 - 10h39m

SEM VACINAÇÃO

Estudo da Adapec comprova que não há circulação do vírus da febre aftosa no Tocantins

Por Bico 24 Horas

Estudo é parte do processo de reconhecimento internacional do status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação.

O estudo é condição essencial para o Tocantins buscar o reconhecimento internacional de livre da febre aftosa sem vacinação

Estudo soroepidemiológico realizado no Tocantins é finalizado e comprova a ausência da circulação viral de febre aftosa nos rebanhos do Estado. O resultado das 1.171 amostras biológicas analisadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, no Pará (LFDA-PA), demonstrou que não houve material reagente. Ao todo, foram envolvidas 53 propriedades rurais, localizadas em 44 municípios. O inquérito é parte do processo de reconhecimento internacional de livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), responsável pela realização do estudo, iniciou as coletas de material em março de 2024, conforme previsto nas ações do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (Pnefa). “Realizamos um trabalho sério, com muita responsabilidade para avançarmos cada vez mais na condição sanitária e assegurar grandes conquistas, a exemplo do reconhecimento nacional de livre da doença sem vacinação obtido em março deste ano”, avalia o presidente da Adapec, Paulo Lima.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires, informa que as propriedades envolvidas não tiveram nenhum custo e que a colaboração dos produtores rurais foi essencial para os resultados satisfatórios. “Após a suspensão da vacinação, nosso objetivo principal passou a ser a vigilância do rebanho e o estudo, além de assegurar a certificação e a evolução sanitária, avalia os níveis de imunidade dos animais trazendo mais segurança ao setor”, afirma.

O inquérito também está sendo realizado nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, bem como no Distrito Federal, que compõem a Área 1, definida pelo Mapa.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JUNHOClésioAvecomGPS