Facebook
13/05/2017 - 20h45m

DO IFPA

Estudantes do Pará participam de circuitos de palestras na Agrotins 2017

Redação

Nesta edição, a Agrotins recebeu, inclusive, acadêmicos do Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA)

Com uma média de 20 mil pessoas visitando por dia a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins Brasil 2017), muitos participantes aproveitaram a vasta programação de cursos, minicursos, palestras e dias de campo para se reciclar e adquirir novos conhecimentos. Nesta edição, a Feira recebeu, inclusive, acadêmicos do Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA).

Para Luiz Fernando Pereira, técnico agropecuário do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), que também é acadêmico do curso de Agronomia do IFPA em Conceição do Araguaia-PA, a oportunidade de visitar a Agrotins 2017 auxilia não só na formação acadêmica como também no seu trabalho diário. "Às vezes, na faculdade, estudamos um assunto com bibliografia antiga. Quando chegamos aqui, podemos nos informar das atualizações e das novas tecnologias no manejo da mandioca, que é o meu interesse de pesquisa", afirmou.

Já a acadêmica Tracy Kelly Mota dos Santos, a oportunidade de visitar a Agrotins pela primeira vez trouxe também novos conhecimentos. "A realidade do meu estado difere um pouco desta região, mas podemos adaptar e é esse o meu objetivo como acadêmica de Agronomia", ressaltou.

Gestão de Recursos Naturais

Para as acadêmicas do curso de Gestão Ambiental do IFPA, Ludmila Aparecida Fernandes e Graciele Silva Lemes, as inovações no reuso e na economia dos recursos naturais foram os grandes pontos observados durante dois dias de visitas na Agrotins. "Pude observar o manejo da atividade de piscicultura que economiza água e ainda a reutiliza em outros processos", afirmou Ludmila.

Para Graciele, cujo trabalho de conclusão de curso está focado em sistemas agroflorestais, a visita a uma unidade demonstrativa trouxe novos aprendizados. "Aqui, na Agrotins, foi apresentada a integração de abelhas sem ferrão na unidade e isso pode ser considerado mais um ganho ambiental e para o produtor", afirmou.

Segundo o professor de Sociologia Bruno Borda, o intercâmbio dos estudantes favorece o crescimento educacional. "Esse contato com produtores e técnicos que atuam nas áreas de pesquisa dos acadêmicos é muito produtivo", disse.

Agrotins

Na sexta-feira, 12, a programação seguiu com diversas atividades, como palestras, oficinas, aberturas de exposições, workshops, roteiros e práticas sustentáveis com o objetivo de capacitar, principalmente, os produtores tocantinenses. Ao todo, foram mais de duas mil capacitações. A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e suas vinculadas (Ruraltins, Adapec e Itertins), em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor agropecuário. 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS