Facebook
12/06/2013 - 16h18m

Encontro marca novos avanços na produção de sementes e mudas

Redação

      “Este evento marca na agricultura tocantinense novos avanços tecnológicos para aumento da produtividade e qualidade das sementes e mudas”, disse o secretário Executivo da Seagro – Secretaria da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, durante abertura do Encontro Nacional de Sementes e Mudas, na noite desta terça-feira, 11. O evento conta com a presença de autoridades do setor agropecuário estaduais e nacionais e acontece até esta quinta-feira, 13, no auditório da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, em Palmas.

      Ruiter ressaltou também que o encontro é extremamente importante para o setor agrícola tocantinense, por propiciar a tomada de consciência dos produtores na aquisição de sementes e mudas sadias para o alcance, cada vez mais, da produtividade. “A agricultura é um dos pilares da economia, portanto, o Governo do Estado investe neste segmento para levar ao pequeno, médio e grande produtor melhores oportunidades de vida no campo”, complementou.

      Para o presidente da Abrasem – Associação Brasileira de Sementes e Mudas, Narciso Barison Neto,a semente é o principal ativo da agricultura para alcançar a agricultura de precisão, um sistema de transferência de renda para o agricultor. “Estamos conquistando novos patamares agrícolas, avançando em tecnologia. Prova disso é que o Brasil produziu na última safra 164 milhões de toneladas de grãos. A expectativa para a próxima safra é alcançar 190 milhões de toneladas. Isso tudo resultante do melhoramento genético que o Brasil vem aplicando na agricultura no últimos anos”, informou.

      O diretor de fiscalização de insumos agrícolas do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Girabis Evangelista Ramos, vê as boas perspectivas do cenário da produção agrícola. “Os avanços alcançados nas últimas décadas são frutos dos investimentos tecnológicos e, a fiscalização rigorosa destes produtos, também motivou alcançarmos a sanidade legal, evitando a pirataria, ou seja, venda de sementes e mudas que não seja de qualidade’, disse.
Empresa
      O gerente comercial da empresa de sementes de soja, Uniggel Sements, em Lagoa da Confusão, Thiago Pinheiro de Lima, diz que o Tocantins, na produção de sementes de soja em várzea, é referencia nacional. ”A alta qualidade da semente de soja que produzimos no Tocantins na região de várzea demonstra que estamos em alta performance fisiológica e genética da semente de soja, garantindo as boas colheitas nas lavouras”, argumentou.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHOEnergisa - Campanha: LPT 2024ClésioAvecomGPS