Facebook
26/06/2024 - 17h34m

12ª EDIÇÃO

Em Portugal, governador Wanderlei Barbosa participa do Fórum de Lisboa para debater globalização

Por Bico 24 Horas

Evento visa traçar um panorama da relação entre os principais aspectos associados à gestão pública e à democracia.

Governador Wanderlei Barbosa participa, em Portugal, da 12ª edição do Fórum de Lisboa (Foto: Loise Maria)

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participa, nesta quarta-feira, 26, da 12ª edição do Fórum Jurídico de Lisboa, que segue até esta sexta-feira, 28, em Portugal. 

Participam também do Fórum a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais do Tocantins, Karynne Sotero; o procurador-geral do Estado, Kledson Moura; e o chefe de gabinete do Governador, Marcos Camilo.

O evento tem como objetivo traçar um panorama da relação entre os principais aspectos associados à gestão pública e à democracia. Este ano, o tema do fórum é Avanços e recuos da globalização e as novas fronteiras: transformações jurídicas, políticas, econômicas, socioambientais e digitais.

Durante a abertura oficial do Fórum, o governador Wanderlei Barbosa prestigiou o painel liderado por José Pedro Aguiar Branco, presidente da Assembleia da República Portuguesa; Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados da República Federativa do Brasil; e Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil.

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou que o encontro reflete diretamente nas principais questões que envolvem o Estado, como meio ambiente, segurança, saúde e as transformações jurídicas. “Hoje, nós estamos reunidos com gestores, especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil organizada do Brasil, da Europa e de vários países. É uma oportunidade única para dialogar e compreender os principais desafios no mundo atual”, concluiu.

O procurador-geral do Estado, Kledson Moura, reforçou que a participação do Governo do Tocantins reflete diretamente nos debates de grandes questões jurídicas no Estado. “Pelo segundo ano consecutivo, o Governo do Tocantins está presente no maior encontro jurídico da Europa para melhor compreensão dos impactos socioeconômicos gerados pelo avanço tecnológico, juntamente com as mudanças sociais e digitais".

O chefe de Gabinete do Governador, Marcos Camilo, destacou que o Fórum de Lisboa é uma oportunidade para ampliar os conhecimentos jurídicos voltados para o Estado e para as instituições. “Nosso principal desafio aqui hoje é conhecer as necessidades e as responsabilidades legais que os países enfrentam, e também a compreensão simultânea dos nossos direitos e das obrigações perante a lei", explicou Marcos Camilo.

Fórum de Lisboa visa traçar um panorama da relação entre os principais aspectos associados à gestão pública e à democracia

Fórum Jurídico

Governador Wanderlei Barbosa com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante Fórum de Lisboa, em Portugal

O Fórum Jurídico de Lisboa chega à sua 12ª edição em 2024, sendo organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP); pelo Lisbon Public Law Research Centre (LPL) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; e pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário (FGV).

Acadêmicos, gestores, especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil organizada, do Brasil e da Europa, estarão reunidos na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), em Portugal, para dialogar sobre como a globalização tem impactado as relações entre estados, instituições, empresas e povos.

O Fórum ocorre anualmente com o intuito de debater questões que desafiam o Estado contemporâneo. Em sua 12ª edição, será abordado um panorama sobre como a globalização tem sido fomentada ou desestimulada em alguns campos, os motivos para isso e os impactos no Brasil e na Europa. Com temáticas transversais, busca-se uma maior compreensão sobre os desafios que se colocam no mundo atual, como meio ambiente, segurança, saúde e imigração.

Participaram do Fórum de Lisboa com o governador Wanderlei Barbosa, a primeira-dama Karynne Sotero e o ministro Gilmar Mendes

Governador Wanderlei Barbosa participa do Fórum de Lisboa acompanhado do chefe de gabinete, Marcos Camilo, e do procurador-geral do Estado, Kledson Moura (Foto: Loise Maria)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JUNHOClésioAvecomGPS