Facebook
24/02/2017 - 09h11m

SISPASS

Duas regionais do Naturatins do Bico recebem treinamento do sistema de registro de criadouros de passeriformes

Redação

Na última terça-feira, 21, as equipes que atuam nas operações ambientais dos Escritórios Regionais do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins de Araguatins e Tocantinópolis, do Monumento Natural de Árvores Fossilizadas - MNAFTO e da 2ª Companhia Ambiental do Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Araguaína, participaram de mais uma etapa da capacitação do Sistema Informatizado de Passeriformes – SISPASS, para registro das operações de inspeção em criadouros de passeriformes. As orientações foram ministradas no auditório do BPMA de Araguaína e encerrou com uma atividade de avaliação prática de vistoria na cidade.

Durante a operação foram autuados 3 criadores, que somaram um total de R$ 7,5mil reais em multa, além da apreensão de 15 aves, sendo 8 desses pássaros e suas respectivas gaiolas recolhidos e enviados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres – Cetas/Araguaína, por estarem em situação irregular no criadouro. As demais aves permaneceram com o próprio criador após ser lavrado um termo de fiel depositário, conforme prevê a legislação ambiental.

O biólogo da Diretoria de Biodiversidade e ministrante do curso, Tiago Scapini, elogiou o desempenho dos participantes. “Hoje, mais uma vez, todos os participantes demonstraram excelência na aplicação prática do aprendizado. Todos os procedimentos adotados operacionalização do SISPASS”, comentou.

Em seguida, o fiscal ambiental do Naturatins de Araguaína, Reginaldo Alves, avaliou o curso. “Além da troca de experiências, é uma oportunidade de tirarmos dúvidas, a respeito da legislação, do sistema e procedimentos necessários durante esse tipo de operação”, afirmou.

No site do Naturatins estão disponíveis as orientações para o registro de criadouros no SISPASS. Outras informações sobre o sistema ou da capacitação, podem ser sanadas, no horário de atendimento, na Diretoria de Biodiversidade e nas gerências regionais por meio dos telefones disponíveis no site do Instituto www.naturatins.to.gov.br. Para realizar denúncia anônima, solicitação de resgate ou entrega voluntária de animais silvestres, a ligação pode ser feita de forma gratuita através do Linha Verde no 0800 63 1155.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS