Facebook
20/09/2012 - 10h53m

Detran Tocantins cria Fórum Permanente de Trânsito

Redação

      As discussões e propostas em torno do tema trânsito ganharam reforço no Estado com a criação do Fórum Permanente de Trânsito. A portaria de criação foi assinada durante a solenidade de abertura da SNT - Semana Nacional de Trânsito no Tocantins, nesta terça-feira, 18, pelo diretor geral do Detran-TO, coronel Júlio César da Silva Mamede.

      O Fórum Permanente de Trânsito do Tocantins é uma organização com o objetivo de articular, fomentar e acompanhar políticas públicas voltadas à segurança no trânsito; propor novas estratégias e pactuar propostas que tenham como meta ações voltadas para um trânsito mais seguro e humanizado.

      A criação do fórum tem como objetivo constituir uma rede de instituições governamentais e não governamentais que busquem a diminuição dos índices de acidentes no Estado. Além disso, visa propor subsidiar, acompanhar, fiscalizar, monitorar e avaliar as políticas públicas referentes ao trânsito no Estado.

      Os participantes do fórum serão convidados e depois nomeados através de portaria assinada pelo diretor geral do Detran-TO. O órgão ainda oferecerá suporte operacional à entidade, juntamente com as instituições participantes.

Solenidade

      A abertura da SNT reuniu autoridades e público no auditório do Quartel do Comando Geral na noite de terça-feira, 18, quando foi lançado ainda o Concurso Cultural Trânsito na Telinha e apresentada a campanha publicitária com o tema: “Você curte a combinação carro + velocidade? A morte Também”, com abordagem impactante. Ainda na ocasião foi apresentado o Programa Detran Tocantins Educando para a Vida, além dos novos mascotes.

      Para o diretor geral do Detran, coronel Mamede, os problemas no trânsito não são uma particularidade do Tocantins, mas do Brasil e do mundo. “Através da educação, focamos na mudança de comportamento no trânsito”, disse, ao reforçar que o Governo do Estado incluiu no planejamento estratégico a redução em 5% dos índices de acidentes até 2015.

      Ainda na abertura, o palestrante, especialista em trânsito, João Pedro Corrêa, do Paraná, frisou a carência da população quanto à educação em sua forma geral e abrangente. “Nós não temos cultura de trânsito, nem educação para isso. Em questão de mortalidade no trânsito nós progredimos para o lado inverso, caminhamos para trás”, concluiu.

Luto

      Em respeito e solidariedade ao Governador Siqueira Campos e sua esposa, a Primeira-dama Marilúcia Leandro Uchôa Siqueira Campos, foi solicitado um minuto de silêncio pelo falecimento de Marc Suwelld Leandro de Melo, filho da Primeira-dama, vítima de acidente de trânsito, no dia da abertura do evento.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS