GADO NELORE
Entre as características dos animais está a fertilidade. Além da criação extensiva, criatório tem foco no melhoramento genético.
Animais premiados da dupla Henrique e Juliano participam de um concurso de elite em Goiânia. São 15 bois e vacas da raça nelore entre 7 e 40 meses. Entre as características de destaque do gado está a fertilidade.
Os animais estão sendo avaliados na Expoinel Goiás, evento que reúne criadores de Goiás, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal e acontece no Parque de Exposições de Goiânia.
“As características do gado que eles [Henrique e Juliano] estão produzindo são produtividade, um gado muito precoce, com muita habilidade materna, muita raça e fertilidade”, disse Jandovi Prandi Júnior, assessor e consultor da dupla na área da criação de gado.
Por questões de segurança e privacidade, os valores em que os animais estão avaliados não foram divulgados.
Os animais da dupla já são premiados. “Foi conquistado o campeonato de vaca adulta na Expoinel Minas Gerais, realizado agora em outubro. Também tivemos o terceiro lugar em novilha maior. E ontem teve a premiação de terceiro lugar para melhor bezerra jovem”, contou o assessor.
O gado é criado na fazenda da dupla que fica em Porto Nacional, no Tocantins. “O trabalho do criatório da Fazenda Terra Prometida, além da criação extensiva de gado de corte, é o melhoramento genético. É feito coleta dos embriões e vendido para as melhores matrizes, que produzem esses animais campeões”, completou.