Facebook
21/03/2017 - 15h18m

Centro Especializado em Reabilitação

CER II atende a região do Bico do Papagaio com serviços especializados a pessoas com Síndrome de Down

Redação

Com necessidades de estímulos precoces e acompanhamento até os três anos, preconizados pelo Ministério da Saúde, os pacientes portadores de Síndrome de Down do Bico do Papagaio recebem tratamento físico e intelectual no Centro Especializado em Reabilitação – CER II, localizado no município de Colinas.

No Centro, os pacientes contam com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiro, nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, neurologista, ortopedista, pediatra e clínica geral. Para ter acesso à assistência, a pessoa deve ser encaminhada pela Unidade Básica de Saúde, que enviará a solicitação à Regulação do município e esta agendará, no Serviço de Regulação do Estado, o atendimento.

Todo novo paciente é avaliado pela equipe multiprofissional que indica o tipo de acompanhamento necessário. “Temos pacientes que fazem fisioterapia, outros, que têm acompanhamento com fonoaudióloga e ainda alguns que são acompanhados com terapia ocupacional”, explica Dayanna.

Dia Internacional

Estabelecido pela Down Syndrome Internacional, na pessoa do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e posteriormente referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial, o dia 21 de março foi escolhido para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down, com a finalidade de dar visibilidade ao tema, reduzindo o preconceito.

A Síndrome de Down foi descoberta em 1862. Ela não é uma doença e não impede, de maneira nenhuma, que o indivíduo tenha uma vida social normal. Criança com Síndrome de Down tem que ser matriculada em escola regular, pois essa convivência é extremamente saudável para todos, e é a conduta mais eficiente para o aprendizado pedagógico que se torna um pouco mais demorado, mas acontece.

Especificidades

O diagnóstico da síndrome traz algumas especificidades, como, por exemplo, a cardiopatia em aproximadamente 50% dos casos. Em alguns casos, também são diagnosticados problemas de audição e/ou visão e atraso no desenvolvimento intelectual e da fala. “Estas questões devem detectadas e tratadas o quanto antes, pois fazem toda diferença no desenvolvimento. O importante é que estimule estas pessoas a terem seus sonhos e adquirir sua autonomia”, destacou a Dayanna.

CER no Tocantins

Centro Especializado em Reabilitação – CER II  – Colinas

Situado na rua: 14, quadra 03 S/Nº Setor Oeste, telefone: (63) 3476 – 1471. Atende as regiões de saúde do Cerrado Tocantins e Médio Norte Araguaia do Bico do Papagaio.

Centro Estadual de Reabilitação de Palmas

Situado na 203 sul, Av LO-05, APM-02, ao lado da Casa de Apoio Vera Lúcia Fone: (63) 3218-1750.
Após encaminhamento do médico, o usuário irá procurar a Secretaria Municipal de Saúde. Este CER atende a região de saúde do Capim Dourado, Ilha do Bananal  e Cantão.

Centro Estadual de Reabilitação de Araguaína

Situado na Rua Professora Maria Lina - Quadra 13 S/N Setor Anhanguera 
Telefone: (63) 3411-2938. Atende as regiões de saúde Médio e Norte Araguaia, Bico do Papagaio, Cerrado do Tocantins Araguaia

Centro Estadual de Reabilitação de Porto Nacional

Situado na Avenida Murilo Braga, nº 1592 - Centro
Telefone: (63) 3363-8449. Atende a região de saúde Amor Perfeito e Sudeste

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS