Facebook
15/05/2022 - 07h44m

NA AGROTINS

Baunilha do Cerrado é apresentado na Feira Agrotecnológica do Tocantins como alternativa de renda para a agricultura familiar

Redação

Especiaria tem alto valor de mercado e sua cultura é praticamente desconhecida no Brasil.

Na Agrotins, Ruraltins apresentou Baunilha do Cerrado como alternativa de renda para a agricultura familiar (Foto: Divulgação)

Baunilha do Cerrado - você conhece ou já ouviu falar? O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e parceiros apresentaram, durante a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins) 2022 uma vitrine Demonstrativa dessa valiosa iguaria, integrada ao açaí e o Cupuaçu. A baunilha também foi tema de palestra nessa sexta-feira, 13, durante a programação do órgão na feira.

Quem falou sobre a baunilha do Cerrado, ou baunilha-banana, foram o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos, da unidade de Brasília, Luciano de Bem Bianchetti; e a professora do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) Heloisa Mairesse. A palestra ocorreu no CTC Agro, da Unitins, e teve como tema: A importância da Conservação dos Recursos Genéticos da Baunilha, as espécies que ocorrem no Brasil e a Vanilla Planiflolia no Tocantins.

A baunilha nasce em belas orquídeas amarelas e tem vagens de tamanho muito superior às encontradas na África. O seu cultivo é longo, porém está entre as iguarias mais valiosas do mundo. O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Kin Gomides, explica que o objetivo dessa unidade: “A proposta da baunilha surgiu de uma demanda, primeiro da questão da preservação, do patrimônio das propriedades, da genética brasileira, e também da necessidade de identificar atividades que possamos produzir em comunidades tradicionais, aliando a preservação e a geração de renda em pequenas áreas de forma ambiental e socialmente justa. A baunilha, onde ela ocorre no mundo, tem uma taxa de remuneração muito interessante, extremamente atrativa, e pode gerar renda e dignidade para o produtor.  Então a ideia que nós estamos propondo é integrar sistemas e oportunizar melhor qualidade de vida aos agricultores do Estado do Tocantins, preservando a cultura e as tradições das comunidades e também o reconhecimento do patrimônio biogenético do Estado”, explicou.

O pesquisador Luciano frisou sobre as vantagens e benefícios dessa cultura para a agricultura familiar. "A cultura da baunilha é praticamente desconhecida aqui no Brasil e existem muitas espécies silvestres de baunilha distribuídas pelo Brasil inteiro, inclusive no Cerrado, aqui do Tocantins. E a sua cultura é muito adequada para a agricultura familiar por não exigir muita área e por requerer um treinamento mínimo do qual todos os participantes da família podem ter como atividade. E o melhor, é uma cultura que tem um valor agregado muito grande, só para se ter uma ideia, um quilo de fruto seco da baunilha pode custar entre 60 a 600 dólares" explicou.

O Ruraltins conta com a parceria da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Paraíso do Tocantins, e da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).

Especiaria tem alto valor de mercado e sua cultura é praticamente desconhecida no Brasil (Foto: Divulgação)

Segundo o pesquisador, Baunilha do Cerrado é bastante desconhecida no Brasil (Foto: Divulgação)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS