Campanha PRESENÇA DIGITAL -AGOSTO
Facebook
06/09/2019 - 11h41m

FESTIVAL GASTRONÔMICO DE TAQUARUÇU

Banda paulista Ira vem pra agitar a terceira noite do FGT 2019 nesta sexta, 06

Secom Palmas

Banda paulista Ira vem pra agitar a terceira noite do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2019 nesta sexta, 06

O quarteto mais ‘irado’ do País vem com muito rock nacional para agitar a terceira noite do festival gastronômico. A banda Ira sobe ao palco nesta sexta-feira, 06, às 21 horas, logo após as apresentações regionais da banda Forró do “Serrado” e do grupo musical AmazoniCan Toria, que abrem o show nacional no palco principal.

As atrações musicais iniciam às 18h30 no ritmo do ‘forró pé de serra’ da Banda Forró do “Serrado”, que se apresenta no tablado no centro da Praça Vereador Tarcísio Machado. Em seguida, no palco central é a vez dos cinco grandes cantores e compositores tocantinenses do Projeto AmazoniCan Toria subirem ao palco. O grupo é formado por Juraildes da Cruz, Genésio Tocantins, Lucimar, Braguinha Barroso e Dorivã.

Banda Ira

Quem for curtir a terceira noite do FGT poderá conferir as músicas “Dias de Luta” e “Flores em Você”, clássicas da banda paulistana formada nos anos 80. O grupo é composto por Nasi (vocal) e Scandurra (guitarra), ambos integrantes da banda desde a sua formação em 1981, Johnny Boy ( baixo) e Evaristo de Pádua (bateria).

Cozinha Show

O show de gastronomia começa às 18h com a Oficina Culinária de Identidade Étnica com Simone Moura. Às 19h é a vez da apresentação dos Índios Krahôs e às 20h, as Chefs Malena Mota, Ruth Almeida e Thiago Siintani (Chefs Embaixadores da Gastronomia no Tocantins) comandam as panelas no Cozinha Show.

Confira a programação:

Festival Gastronômico de Taquaruçu 2019

Sexta, 06

15 às 17h – Oficina de Panificação com Tinna Duarte, com o Projeto Casa Aberta do Vereador Major Negreiros

Capacidade de pessoas para oficina: 20 pessoas

Local: Casa do Artesão 

Endereço: 7ª Avenida Chácara 12 Lote 12, Av. Taquaruçu

Telefone: (63) 99297-2450

15h às 17h - Oficina gastronômica infantil “Cheiros de Quintal”

Local: Canto das Artes

Endereço: Rua 29 com Rua 30, quadra 89, lote 15, Taquaruçu

Telefone: (63) 3554-1598 - (63) 99237-2057

Capacidade de pessoas para oficina: 20 pessoas

-Abertura conceitual e apresentação: Simone Moura e Betânia Luz

- Convidado: Sushiman Chef Thiago Siintani

- Entretenimento: Palhaça Ester Tapioca da Trupe Açu

-17h: Apresentação musical do Batucando

Nota Conceitual: Ao compreender de onde nosso alimento vem, como e por quem é produzido, crianças e adultos aprendem nesta oficina a combinar prazer e responsabilidade em escolhas diárias e apreciam a importância ambiental, social e cultural da alimentação. Atividade: Nesta aula de culinária, as crianças vão pôr as mãos na massa”, enquanto esclarecem as suas dúvidas e curiosidades com o  Chef Thiago Siintani , entre brincadeiras e diversão, as crianças vão aprender mais sobre os ingredientes usados na confecção do sushi, desde os diferentes peixes usados, à preparação do arroz com a alga noori, de forma a fazerem os seus próprios rolinhos de sushi, entre outras iguarias.

17 às 18h45: Roda de Prosa e Oficina Culinária de Identidades Étnicas: “A herança dos Ancestrais - Programa Culinária de Identidades”

Local: Circuito Gastronômico

Esta será uma roda de prosa com uma metodologia que se traduz na capacidade de olhar para as culturas ancestrais da nossa formação cultural, despertar, re-descobrir e potencializar os seus valores e saberes através do alimento.  A roda contará com a participação especial de representantes da Etnia Krahô e do indigenista Fernando Schiavini, precursor das feiras de sementes tradicionais e autor da obra “De longe Toda Serra é Azul”, entre outras. Contaremos também com uma historiadora, uma socióloga, uma engenheira de alimentos e uma engenheira agrônoma da UFT, além da Embaixadora do Tocantins pelo Prêmio Nacional Dolmá, a gastrólogas Malena Mota e convidados e de Simone Moura especialista em patrimônio do Programa Culinária de Identidades.

Convidados Especiais da Roda de Prosa:

•          Embaixadores do Tocantins pelo Prêmio Nacional Dolmá: Chef Malena Mota e Chef Thiago Siintani, Expresso Sushi.

•          Fernando Schiavine: é considerado um dos sucessores naturais de humanistas práticos como Darcy Ribeiro e os irmãos Villas Boas. Ingressou na Fundação Nacional do Índio - FUNAI, no início da década de 1970, engajando-se, quase de imediato, na resistência à forma intervencionista e autoritária com que os governos militares tratavam a questão indígena. Contribuiu para a evolução do indigenismo brasileiro, dando voz e aliando-se à luta de personagens históricos, como Mário Juruna, Raoni Mektuktíre, Aleixo Krahô, entre outros.

•          Dra. Claudia Auler: Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e doutorado em Microbiologia Agrícola na Universidade Federal de Lavras (UFLA), este último, com período sanduíche em Guadalajara, México no Centro de Investigación y Asistencia en Tecnología y Diseño del Estado de Jalisco (CIATEJ).

•          Dra.Liza Brasilio: Socióloga pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e doutora em sociologia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP.

•          Dra. Regina Padovan: Historiadora pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), mestre e doutora em História Social Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP);

•          Dra. Reijane Pinheiro: Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2001)

•          Maria Duringer: Engenheira Agrônoma, Mestra em Desenvolvimento territorial e políticas públicas, com experiência em políticas públicas específicas para povos e comunidades tradicionais, extensão rural, Sociobiodiversidade, Agroecologia, e desenvolvimento rural. Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Ministério da Agricultura.

19h – Cozinha Show - Culinária de Identidades Étnica

Esta aula Show Étnica, o alimento é entendido não como produto, mas como processo de transformação. Teremos representantes do povo indígena Krahô ensinando fazer o Paparuto, uma comida ritualística a base de mandioca e milho. E embaixadores da gastronomia no Tocantins apresentarão um prato autoral com a identidade local.

18h – Oficina Culinária de Identidade Étnica – Simone Moura (Turismóloga e Especialista em Patrimônio Material e Imaterial)

19h – Apresentação Índios Krahôs

20h – Chefs Malena Mota, Ruth Almeida e Thiago Siintani (Chefs Embaixadores da Gastronomia no To)

Atrações musicais

18h30 – Tablado com Forró do Serrado

21h – Show Regional com AmazoniCanToria

23h – Show Nacional com Banda Ira!

01h – Dj Kaline

Deixe seu comentário:


senacGPSWRFarcom