Senar - Campanha
Facebook
07/12/2023 - 09h10m

CURSO

AUGUSTINÓPOLIS: Profissionais do Hospital Regional recebem qualificação em farmácia hospitalar

Por Bico 24 Horas

Curso aborda práticas inovadoras para profissionais que atuam no controle e manejo de medicamentos.

O curso visa qualificar profissionais do Hospital Regional de Augustinópolis e dos outros 16 hospitais sob gestão estadual (Foto: SES-TO)

Com o tema ‘A importância da Assistência Farmacêutica para o Funcionamento da Unidade de Saúde’, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realiza de 23 de outubro a 09 de dezembro, o Curso Qualificação em Farmácia Hospitalar. O Evento visa possibilitar a atualização e qualificação de profissionais farmacêuticos e técnicos ou auxiliares de farmácia que atuam nas unidades hospitalares estaduais, com foco nas práticas inovadoras, conforme as legislações vigentes.

A ação coordenada pela Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (ETSUS-TO) é ofertada na modalidade semipresencial e EaD, contemplando nesta primeira etapa nove unidades hospitalares, sendo elas: Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG); Hospital Regional de Gurupi (HRG); Hospital Regional de Guaraí (HRGUA); Hospital de Referência de Pedro Afonso (HRPA); Hospital Regional de Arapoema Irmã Rita; Hospital Regional de Xambioá (HRX); Hospital de Referência de Miracema (HRM) e Hospital de Referência de Paraíso (HRPT), além do Centro Assistência Psicossocial de Araguaína (CAPS II). As demais unidades hospitalares serão contempladas no decorrer de 2024.

Este curso de Qualificação em Farmácia Hospitalar é de suma importância e uma grande oportunidade para os farmacêuticos e demais membros da equipe, para ampliar conhecimentos e melhorar o atendimento aos usuários do SUS, das unidades hospitalares do Estado do Tocantins”, destacou a coordenadora do curso, Ana Maria Costa.

Para a gerente de Administração Hospitalar da SES-TO, Renata Duran, “além da formação e do processo de ensino/aprendizagem proposto, os participantes tiveram a oportunidade de construir um plano de ação de melhorias dentro da governança da equipe e da unidade hospitalar, com olhar sempre na qualidade a assistência do nosso paciente. Então, dada a importância do curso, é imprescindível que todos dos servidores das farmácias hospitalares participem ativamente desta formação”.

Certamente, o Curso de Qualificação em Farmácia Hospitalar desempenha um papel crucial para os profissionais da rede hospitalar no Tocantins. Ao aprimorar suas habilidades, os farmacêuticos e os assistente podem garantir práticas seguras e eficazes, otimizando a gestão de medicamentos, reduzindo erros e contribuindo para a melhoria global da assistência à saúde na região”, disse o presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-TO) e facilitador do curso, Maykon Paiva.

Maykon acrescentou que “essa formação não apenas eleva o padrão profissional, mas também promove a segurança do paciente, resultando em benefícios significativos para a comunidade hospitalar e, consequentemente, para a qualidade dos serviços de saúde no estado”.

A docente do curso, Glecia Valentim explicou que  “a qualificação dos profissionais que atuam na farmácia hospitalar é relevante e primordial, pois existe consenso que esses profissionais capacitados contribuem e otimizam o cuidado do paciente. Ocorre que o auxiliar ou técnico podem contribuir com atividades administrativas, de forma a otimizar o tempo do farmacêutico para se dedicar as atividades clínicas. A tendência é que o farmacêutico se direcione para o cuidado do paciente promovendo suporte técnico junto à equipe de saúde no monitoramento do tratamento e quadro clínico do paciente", pontua a profissional.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS