Senar - Campanha
Facebook
11/11/2023 - 10h49m

VERIFICAÇÃO DE ÓBITO

AUGUSTINÓPOLIS: Hospital Regional promove reunião para discutir a execução do SVO

Por Bico 24 Horas

O Serviço de Verificação de Óbito irá contribuir na qualificação do atendimento à população.

Serviço de SVO em Augustinopólis promoverá maior qualidade dos serviços de saúde no TO (Foto: André Araújo)

A equipe de enfermagem do Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) promoveu na sexta-feira, 10, uma reunião para discutir a criação do fluxo de encaminhamento de corpos para o Serviço de Verificação do Óbito (SVO) da unidade hospitalar. Durante a atividade, os profissionais definiram a criação do fluxo de encaminhamento de corpos para o SVO, bem como a definição de responsabilidades dos diversos atores envolvidos nesse processo.

Diferente dos Institutos Médicos Legais (IML), que investigam óbitos por causas externas a pedido de autoridade policial, o SVO esclarece óbitos por causas naturais mal definidas por requisição médica, após consentimento de familiares.

A diretora geral do HRUAG, Vilma Jovino de Almeida, comentou sobre como a organização do trabalho. “A organização do SVO no HRAUG não serve apenas para a unidade, que se beneficia de bancos de dados mais robustos, mas também para os usuários, especialmente quando um ente querido falece. Compreender as causas promove um melhor entendimento do ocorrido”.

A expansão da oferta do SVO para a nossa região é de grande importância, uma vez que podemos colocar em evidência os possíveis riscos à saúde que estão em emergência, tanto os já conhecidos quanto os que não são comuns, ou ainda casos de uma doença nova em um determinado local. E como o HRAUG é referência na região se fez necessário à organização de fluxo interno para direcionamento em casos de óbitos que necessitem de verificação”, disse a coordenadora do Serviço Social do HRAUG, Saélen de Nazaré Oliveira Medeiros.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS