Facebook
07/10/2021 - 18h42m

UNITINS

AUGUSTINÓPOLIS: Alunos de Enfermagem apresentam resultados de estudos clínicos desenvolvidos durante estágio

“Enfermagem é amor”, diz acadêmica. Apresentação aconteceu no Hospital Regional de Augustinópolis, onde o estágio foi realizado.

Alunos da Unitins apresentaram resultados de estudos no Hospital Regional de Augustinópolis (Fotos: Ananda Portilho)

Aos 52 anos e de traje cirúrgico, a acadêmica Shirley da Costa Sousa pontua o tratamento farmacológico aplicado em um paciente do Hospital Regional de Augustinópolis, no Bico do Papagaio. Ela cursa o 8º período de Enfermagem no Câmpus de Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e participou de uma avaliação da disciplina de Saúde do Adulto em Situações Clínicas, ministrada pela professora Ana Maria da Costa Teixeira Carneiro.

A atividade foi realizada na manhã desta quinta-feira, 07, no auditório do Hospital Regional de Augustinópolis. Assim como todos os outros grupos, o trio de Shirley escolheu um paciente e realizou um estudo clínico durante o estágio na Ala A da unidade hospitalar. O acesso aos documentos e aos pacientes é viabilizado por meio de uma parceria entre a Unitins e a unidade de saúde.

É um ambiente muito enriquecedor porque temos a oportunidade de trazer a teoria para a prática, e essa prática é um pouco diferente do que a gente vê lá na teoria. Quando chega aqui, você tem a chance de lidar com o paciente, conhecer sua história, acompanhar a evolução das doenças, conhecer as medicações que estão sendo aplicadas e ainda tem a oportunidade de aprender e aplicar a SAE [Sistematização de Assistência de Enfermagem]”, destaca a acadêmica Shirley.

Os estudos clínicos feitos pelos alunos são uma iniciativa da professora Ana Maria da Costa Teixeira Carneiro, com um objetivo que ultrapassa a questão avaliativa. “É uma troca de saberes e uma forma de identificar a necessidade e a importância do conhecimento que os nossos alunos devem obter através de uma formação, de um estudo continuado para que eles possam, de fato, se consolidar como profissionais de excelência e fazer a diferença na vida dos pacientes e no mercado de trabalho”, enfatiza.

O Hospital Regional de Augustinópolis tem uma média de atendimentos mensais que ultrapassa cinco mil pessoas entre Pronto Socorro e Enfermaria, absorvendo pacientes de 24 municípios da região do Bico do Papagaio, além de pessoas dos estados vizinhos – Pará e Maranhão. Além da experiência acadêmica que o estágio proporciona para os discentes de Enfermagem da Unitins, Shirley também destaca o desenvolvimento humano.

Enquanto seres humanos, além da empatia de estarmos vendo nossos pacientes como pessoas próximas a nós, aquele paciente é o amor da vida de alguém, como bem colocou a professora [durante seu apontamento], então temos que levar isso para a vida. Precisamos sempre buscar por conhecimento para lidar com nossos próximos. A Enfermagem é isso, é amor”, pontua a graduanda.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS