Senar
Facebook
22/11/2012 - 16h19m

Augustinópolis terá um novo hospital

Redação

      “Na prática, a população de Augustinópolis e região do Bico do Papagaio será atendida por um novo hospital”, garantiu a secretária Vanda Paiva, explicando que haverá pronto-socorro com sala vermelha para entrada dos pacientes acidentados e graves, e sala amarela para os cuidados intermediários. Entrada da maternidade separada da entrada do pronto socorro, e o centro cirúrgico da maternidade; ala de internação, UTI adulta com dezoito (18) leitos e UTI Neonatal com sete (07) leitos.

      Ao todo o novo hospital contará com 200 leitos e possibilitará atendimentos que hoje não são possíveis de se realizar no local. A área total da unidade hospitalar será de 4.595m², um aumento de 87% em relação a atual estrutura, contando com setenta e dois (72) médicos de diversas especialidades, oferecendo à população procedimentos de alta complexidade.

      Em razão dos procedimentos licitatórios, a reforma do hospital se inicia no mês de março 2013 e tem previsão de término no final de 2013. Em virtude das condições precárias do atual prédio e enquanto durar as obras, os atendimentos oferecidos no atual prédio serão alocados em Augustinópolis e Araguatins. Nos próximos 30 dias, a Secretaria da Saúde conclui a transferências de todos os serviços do Hospital de Augustinópolis.
Os equipamentos hospitalares e mobílias que serão instaladas no novo prédio, conforme a secretária, também entrarão em fase licitatória.


Divisão

      Os atendimentos de Clínica Médica serão oferecidos no prédio onde funcionava Augustu’s Hotel, em Augustinópolis, que está sendo adaptado. Neste local, serão oferecidos 28 leitos – dois em cada quarto.

      Em Araguatins, o governo vai assumir a gestão, momentaneamente, de dois hospitais – o municipal e o Nossa Senhora Aparecida, que é particular. No hospital municipal, com 26 leitos, serão disponibilizados os serviços de clínica cirúrgica e ortopedia. Já no hospital Nossa Senhora Aparecida, que tem 22 leitos, se concentrarão os atendimentos de obstétrica e neonatologia.

      O complexo hospitalar a ser erguido terá capacidade para atender a população dos 24 municípios da região do Bico do Papagaio, além de moradores do Maranhão e sudoeste do Pará que comumente se dirigem para Augustinópolis para tratamento de saúde.

Ambulatórios

      Com a nova prefeita de Augustinópolis, Dona Deija, a secretária conversou sobre a possibilidade do município doar uma área para construção de um Centro de Especialidades Ambulatoriais. Isso seria para tirar o atendimento ambulatorial de dentro do hospital, havendo um lugar específico para consultas e exames, deixando hospital para atendimentos específicos.

Deixe seu comentário:

1BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHOClésioAvecomGPS