Facebook
17/11/2023 - 09h45m

SAÚDE

ARAGUATINS: Projeto de construção do Hospital da Mulher e Maternidade é aprovado na CIB

Por Bico 24 Horas

As obras de expansão da saúde pública serão realizadas com os recursos do PAC Saúde.

A reunião da CIB ocorreu na quinta-feira, 17, no Palácio Araguaia (Foto: Foto André Araújo)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) aprovou na quinta-feira, 16, em Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-TO), as propostas de projetos de construção do Hospital da Mulher e Maternidade em Araguatins e Construção da Oficina Ortopédica no CER III de Palmas. Os dois projetos referenciados serão executados pela Pasta com os recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Saúde), que vai destinar até o ano de 2026, R$ 600 milhões para investimentos em obras no Tocantins.

Com essas aplicações, a SES-TO poderá fortalecer a eficiência do atendimento à população na assistência especializada.  “A execução desses projetos na saúde ofertará à população tocantinense um destaque com relação à saúde, principalmente na questão em que os atendimentos focarão no melhor acesso às gestantes no norte do Estado e na prestação de serviços de cuidados à pessoa com deficiência, assuntos que são a pautas prioritárias do governador Wanderlei Barbosa”, disse o secretário da Saúde, Carlos Felinto.

A construção da Oficina Ortopédica no CER III de Palmas é muito importante pois agregará aos serviços ofertados no Centro Especializado de Reabilitação  - CER de Palmas uma atenção que garantirá a integralidade do cuidado à pessoa com deficiência, no âmbito do SUS. O CER terá mais eficiência ao contar com um serviço próprio de dispensação, de confecção, de adaptação e de manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM)”, disse a Superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES-TO, Luiza Regina Dias Noleto.

A construção da Oficina Ortopédica no CER III de Palmas tem uma importância enorme, na consideração que o CER de Palmas atende a entrega de OPMs a 98 municípios do Estado do Tocantins. Então, esse local trará agilidade tanto no pedido, quanto na entrega e também na manutenção dessas OPMs, como cadeira de rodas, órtese, próteses e aparelhos auditivos. Ou seja, tudo o que precisarmos no quesito manutenção será feito com mais facilidade e com a entrega rápida, garantindo que o paciente tocantinense receba em prazo adequado”, relatou a Superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Rosa Helena Ambrosio de Carvalho.

Outros assuntos

Durante a reunião, os presentes também solicitaram esclarecimentos sobre as consultas com especialidades para as gestantes de alto risco no Hospital e Maternidade Dom Orione, a situação das consultas pré-cirúrgicas de ortopedia no Hospital Geral de Palmas (HGP) e a discussão sobre o alinhamento acerca das altas hospitalares nas unidades geridas pela SES-TO.

Carlos Felinto destacou importância das pautas aprovadas (Foto André Araújo)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS