Facebook
07/06/2024 - 09h30m

PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

ARAGUATINS: Professores e estudantes do IFTO apresentam resultados de projetos voltados ao ensino

Por Bico 24 Horas

Apresentações foram feitas na própria unidade e em congresso regional dedicado aos programas, na Bahia, durante o mês de maio.

Bolsistas apresentam relato de experiência (Foto: Divulgação)

Além de assimilarem conhecimentos por meio das aulas dos cursos de licenciatura, os estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) contam com a experiência de construir saberes por meio da participação em projetos ligados aos Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (PRP), que contam com fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

E para apresentar os resultados das atividades desenvolvidas, professores e estudantes bolsistas dos dois programas do IFTO de Araguatins participaram de um seminário de encerramento dos projetos ligados ao Pibid e PRP. O evento teve como foco estudantes e professores dos cursos de licenciatura em Biologia e Computação, ofertados pelas unidades, além de professores das escolas públicas de educação básica que são parceiras na realização dos projetos.

Durante o evento, que aconteceu na unidade de Araguatins do IFTO, os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de assistir a palestras inspiradoras sobre os dois programas, considerados por muitos como fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos licenciandos.

De acordo com a coordenadora institucional do PRP, Lucinalva Ferreira, o evento realizado na unidade pode ser considerado um divisor de águas para as licenciaturas. “Esse evento foi um verdadeiro marco em nossa instituição, promovendo discussões enriquecedoras e reflexões profundas sobre o futuro da educação”, destacou a coordenadora.

O evento contou, ainda, com a participação das professoras Janaína Costa e Juliana Barros, que falaram sobre os dois programas, em que foi possível aos estudantes ter um momento de troca de ideias com pessoas que já fizeram parte de edições anteriores e hoje estão no mercado de trabalho. 

Assim, o evento explorou as  temáticas centrais que fortalecem a formação de novos professores, promovendo uma educação de qualidade em que é valorizada não só a  prática docente mas também a integração entre teoria e prática, abordando o compromisso com a excelência na educação.

Apresentação de trabalhos no Conenorte (Foto: Divulgação)

Congresso regional

Caravana durante Conenorte (Foto: Divulgação)

Os estudantes do IFTO de Araguatins, assim como os das licenciaturas das unidades de Colinas do Tocantins, Palmas e Paraíso do Tocantins formaram uma caravana para participar do I Congresso Norte-Nordeste Pibid/PRP (Conenorte), que aconteceu na Reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Salvador.

Além de terem a oportunidade de apresentar seus trabalhos no evento, puderam trocar experiências com estudantes de licenciaturas de outros estados. Além dos estudantes e professores orientadores dos projetos, participaram do evento o diretor de Graduação do IFTO, Daniel Marra, a diretora-geral do Campus Palmas, Noemi Zukowski, e a coordenadora institucional do PRP/IFTO-Capes, Lucinalva Ferreira, que também fez parte da comissão organizadora do evento regional.

Muitos bolsistas fizeram relatos sobre a participação em atividades do programa e destacaram que os eventos possibilitaram explorar as temáticas centrais desses programas, que visam fortalecer a formação de professores e promover uma educação de qualidade. "Desde a valorização da prática docente até a integração entre teoria e prática, cada tópico abordado reflete o compromisso com a excelência na educação", destacaram.

Professores falam sobre programas de incentivo à docência (Foto: Divulgação)

Grupo de participantes do Seminário (Foto: Divulgação)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JUNHOClésioAvecomGPS