Facebook
25/11/2016 - 16h38m

FEBRE AFTOSA

ARAGUATINS: IFTO realiza vacinação para garantir sanidade dos seus bovinos

Como parte da segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa promovida neste mês de novembro, o Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizou na tarde de quarta-feira, 23, a vacinação dos bovinos de 0 a 24 meses, no setor de Zootecnia III. Já na primeira etapa da campanha todos os animais do rebanho foram vacinados.

 

A ação foi conduzida pelo coordenador de Produção do Campus Araguatins, Márcio Santana, e pelo veterinário, Décio Monteiro, tendo a participação de alunos do curso de Técnico em Agropecuária.

A vacinação é obrigatória e a comprovação do ato deve ser feita junto à Agência de Defasa Agropecuária (ADAPEC), até 10 dias após a compra da vacina. De acordo com Márcio Santana, a atividade além de garantir a sanidade dos animais da unidade de ensino, tem uma finalidade pedagógica junto aos alunos do curso Técnico em Agropecuária, uma vez que ao ingressarem no mercado de trabalho, a vacinação será uma das atividades, que contará com seu envolvimento.

Status de livre

Graças ao status de livre da febre aftosa com vacinação, conquistado pelo Tocantins nestes 15 anos, o Estado vem aumentando a cada ano o número de abate de animais, e consequentemente a exportação para 130 países. ( fonte: Cenário Tocantins)

Febre Aftosa

A febre aftosa é uma das enfermidades animais mais contagiosas e pode causar importantes perdas econômicas. Sendo uma doença viral altamente contagiosa provocada por vírus da família Picornaviridae, gênero Aphthovirus. (CanalRural).

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS