Facebook
19/02/2024 - 16h10m

EM ITU-SP

ARAGUATINS: Estudantes do IFTO participam do Encontro Nacional de Lideranças do Movimento Empresa Júnior

Por Bico 24 Horas

Evento ocorreu na cidade de Itu-SP e reuniu mais de 800 participantes.

Estudantes do IFTO Araguatins participam do Encontro Nacional de Lideranças do Movimento Empresa Júnior (Foto: Divulgação)

Quatro Empresas Juniores (EJ’s), do Instituto Federal do Tocantins (IFTO): Engeagro Jr (Campus Araguatins), Agro Jr (Campus Palmas), Cap (Campus Gurupi) e Campos Jr (Campus avançado Pedro Afonso) viveram uma experiência de imersão em vivência relacionadas ao empreendedorismo juvenil, durante Encontro de Lideranças (EDL) do MEJ – Movimento Empresa Júnior, na cidade de Itu-SP. O evento reuniu mais de 800 participantes de vários estados do Brasil e ocorreu no período de  31 de janeiro a 02 de fevereiro.

Para o estudante da unidade de Araguatins do IFTO e diretor Comercial da Engeagro Jr, Elson Martins Neves, o momento foi importante para a articulação com EJ’s modelo, além de fortalecer o networking. “E esse foi meu primeiro evento do MEJ – Movimento Empresa Júnior. Durante meus oito anos de IFTO, participei de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Participei de congressos científicos, dias de campo, visitas técnicas, programas de imersão, representações estudantis (CONSUP, DCE, CF, Grêmio). De modo geral, todas essas participações foram fundamentais para o Elson hoje, mas participar do EDL24 foi diferente. Iniciando pelo tema do evento ‘Mostra a tua cara Brasil’. Para nós jovens que gostamos do novo, o EDL, é o lugar. O EDL é vivo, mutável e incomparável. Viver o EDL, é viver a transformação”, comemorou o estudante.

A diretora presidente da Engeagro Jr, Fernanda Alves da Silva, também de Araguatins, ressaltou a importância do evento. “Participar do EDL 24 foi uma experiência extraordinária e inclusive abriu bastante a sua mente para melhor trabalhar com sua equipe, sem contar no networking que o evento proporciona. É sensacional e com certeza deixa sua marca em cada um dos empresários juniores. A Engeagro Jr, é pioneira no Campus Araguatins. Em 2024, suas metas   se concentram na consolidação e prestígio da marca”, declarou a estudante.

A  presidente da Agrojunior da unidade de Palmas, Jennifer Curvina Almeida,  também fala sobre a participação do evento com muito entusiasmo. “O Encontro de Líderes do MEJ foi, sem dúvidas, uma das experiências mais fantásticas que já tivemos em nossa vida. Foram 3 dias imersivos que reuniram aproximadamente 800 jovens lideranças das mais diversas universidades do Brasil, a fim de desenvolver o espírito empreendedor e compreender o nosso papel enquanto líderes frente aos desafios de 2024. Ser uma das lideranças do MEJ me permite aprender todos os dias sobre vivência empresarial e lideranças e o EDL abriu um leque de oportunidades e conexões entre a nossa EJ e Federação do Tocantins!”, frisou Jennifer.

Segundo o diretor de Inovação e Empreendedorismo do IFTO, professor Stefan Oliveira, “A participação dos empresários juniores do IFTO em eventos como o EDL é fundamental para que sejam capacitados, por meio da vivência, sobre as melhores práticas de gestão de EJs, além de favorecer para o fortalecimento e a disseminação da cultura da inovação e empreendedorismo no âmbito do IFTO.”

Já a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFTO, Paula Karine Amorim, afirma que o incentivo ao empreendedorismo juvenil visa o atendimento de uma demanda institucional. “O investimento em ações de mobilização estudantil em prol do empreendedorismo faz parte da política institucional em atendimento ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e à Política de Inovação do IFTO. Assim, procuramos apoiar as iniciativas que têm um impacto transformador na vida dos estudantes, impulsionando seu desenvolvimento profissional e fortalecendo o papel das instituições na sociedade. Acreditamos que a participação dos nossos estudantes no EDL favorece a formação acadêmica por meio da experiência profissional e empresarial e com vivências do mercado de trabalho ainda em ambiente acadêmico”, disse a pró-reitora.

Empresas Juniores no IFTO

No âmbito do IFTO há um regulamento que estabelece as normas e diretrizes que regem a criação, o reconhecimento e o funcionamento das Empresas Juniores, que pode ser conferido aqui. Interessados em saber mais sobre o assunto, deverão procurar o Núcleo de Empreendedorismo e Desenvolvimento de Soluções (NEEDS), da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo, ou pelo e-mail [email protected].

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS