Facebook
02/04/2024 - 16h03m

MILIANA SAMPAIO

ARAGUATINS: Coordenadora do curso de Pedagogia da Unitins é aprovada em Pós-Doutorado na UFF/RJ

Por Bico 24 Horas

Pesquisa busca investigar e analisar as características, desafios e potenciais de alunos com altas habilidades e superdotação no contexto educacional do Tocantins.

Coordenadora do curso de Pedagogia da Unitins Câmpus Araguatins, Miliana Sampaio, é aprovada em Pós-Doutorado na UFF/RJ

A coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Araguatins, Miliana Sampaio, conquistou aprovação no Pós-Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão na Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ).

Com a pesquisa intitulada "Mapeando necessidades educacionais específicas no contexto tocantinense: um estudo sobre altas habilidades & superdotação", orientada pelo Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Júnior, Miliana Sampaio visa investigar e analisar as características, desafios e potenciais de alunos com altas habilidades e superdotação no contexto educacional do Tocantins. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas e políticas educacionais mais eficazes e inclusivas.

A coordenadora compartilha como surgiu seu interesse na temática. "Este é um campo pouco explorado na academia, percebi também, através da prática, que na maior parte das vezes os profissionais não sabem como lidar com esses alunos com altas habilidades e superdotação, principalmente no contexto educacional do Tocantins. Além disso, não temos ainda um protocolo específico para essa demanda no Estado", enfatizou.

A pesquisa visa preencher uma lacuna significativa nas discussões acadêmicas nacionais ao apresentar um contexto regional muitas vezes negligenciado. Dada a diversidade cultural e socioeconômica do Tocantins, a compreensão e abordagem desses alunos requer uma investigação específica para fundamentar práticas e políticas educacionais mais eficazes.

Ela destaca também que sua pesquisa é uma reflexão de sua experiência como profissional da Psicopedagogia: "Trabalho clinicamente com uma criança que possui essas características. Portanto, inicialmente, vou mapear as pesquisas já existentes, realizando um estado da arte,  buscando identificar como o tema tem sido tratado, em seguida, realizar um relato de experiência por meio da vivência nos atendimentos", explicou.

Sobre sua conquista, a coordenadora enfatiza a importância contínua dos estudos durante a jornada profissonal e compartilhou o que espera deste novo projeto. "Acredito que não podemos parar de estudar e sobre as expectativa para esse novo projeto, elas são muito boas, é um sentimento de contribuição mesmo, de falar aquilo que ninguém está falando e que a gente possa visualizar a inclusão em todos os sentidos, não só com aqueles que têm déficit, mas com aqueles também que têm habilidade superior de conhecimento", afirma.

A pesquisa, que tem início neste mês de março e está prevista para ser concluída em dezembro de 2024, resultará na produção de um livro com os resultados finais da investigação.

O diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes, parabenizou a coordenadora Miliana Sampaio pela sua aprovação no Pós-Doutorado da UFF/RJ. "É com grande orgulho que recebemos essa notícia. A dedicação e o comprometimento da professora Miliana são exemplos para toda a comunidade acadêmica. Tenho certeza de que sua pesquisa trará contribuições significativas para a educação no Tocantins. Parabéns, professora Miliana, por mais essa conquista!", afirmou o diretor.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS