Facebook
20/12/2016 - 14h34m

EM PALMAS

ARAGUATINS: Alunos do IFTO conquistam medalhas em Olimpíada Tocantinense de Química

No último dia, 12 de dezembro foi realizada a solenidade de premiação da Olimpíada Tocantinense de Química (OTQ), no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), do Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Na ocasião, o Campus Araguatins foi representado pelos alunos Felipe Bezerra, que conquistou medalha de prata na competição, Patrícia Rafaela Alvez, medalha de bronze, Joaquim de Moura Leite, Victor de Sousa e Vitor Emanoel, os três últimos homenageados com Menção Honrosa.

A Olimpíada funciona o ano todo, com um site interativo, em que são disponibilizados conteúdos para os alunos. São distribuídas questões, desafios e temas que são trabalhados pelos professores e, assim, os alunos prestam os exames periódicos das olimpíadas. A OTQ é umevento integrante do Programa Olimpíadas Nacionais de Química, é uma promoção de extensão UFT - Universidade Federal do Tocantins, realizada pelo Colegiado de Química do Câmpus de Araguaína (fonte:http://tocantins.obquimica.org/).

No Campus Araguatins, todos os docentes da disciplina de Química e monitores participaram da preparação dos alunos, por meio de um projeto de ensino voltado para essa finalidade, coordenado pelo professor, Ézio Raul Alves. Em um primeiromomento, ocorreu a seleção dos alunos que participaram do projeto “Preparação para Olimpíada Tocantinense de Química”. O critério de escolha foi por meio das melhores notas na disciplina de Química no primeiro e segundo bimestre do ano letivo de 2016 ou por indicação do professor responsável pela disciplina em cada turma do Ensino Médio Integrado do CampusAraguatins, do IFTO. Sendo selecionados 02 (dois) alunos por turma.

Após a seleção, foram ministradas aulas de preparação para a Olimpíada Tocantinense de Química, pelos professores e monitores de Química do Campus Araguatins, no turno vespertino. A metodologia da aula foi orientada pela revisão teórica dos conteúdos por meio da resolução de questões de Química de forma contextualizada os conteúdos programados.

De acordo com a coordenação do projeto, os resultados esperados foram alcançados, uma vez que a iniciativa garantiu a efetiva contribuição para o ensino aprendizagem dos alunos, com melhoria no rendimento na disciplina de Química e obtenção de medalhas na OTQ.

Professores colaboradores

Luiz Brito de Souza Filho, Rogério de Morais Nascimento, Adriano Carneiro dos Santos, José Lucas de Sousa Santos e Wanderson Ferreira da Silva.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS