Facebook
11/11/2023 - 17h07m

CONHECIMENTOS

ARAGUATINS: Acadêmicos de Pedagogia da Untins participam de palestra sobre ensino religioso

Por Bico 24 Horas

Atividade contou com a presença do palestrante e professor Pedro Henrique Póvoa, de Campestre do Maranhão.

Acadêmicos aprofundam conhecimentos sobre o ensino religioso (Foto: Quezia Alencar)

Na última quarta-feira, 8, acadêmicos do 8º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Araguatins participaram do I Diálogo pedagógico para discutir o tema “Práticas do ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental”. A atividade faz parte da disciplina "Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino religioso", ministrada pela professora mestre Maria Ovídia Portilho.

O professor convidado, Pedro Henrique Póvoa, artista, educador popular, professor, umbandista e artesão, compartilhou suas experiências sociais, enriquecendo o diálogo com os estudantes. Ele fundamentou o debate por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e abordou a importância do ensino que contempla o contexto histórico e social das religiões.

Póvoa destacou leis relevantes, como a Nº10.639 de 9 de janeiro de 2003, que estabelece a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e a Lei N° 11.645, de 10 de março de 2008, que inclui a temática "Cultura Afro-Brasileira e Indígena". Ele ressaltou que "é importante falar sobre isso para vocês terem a consciência de toda essa dinâmica preconceituosa e a estrutura que faz parte disso. Não é falar de ritual, é falar da história, é explicar o conceito de afro-brasileiro e africano, por exemplo".

A acadêmica Raquel Brito expressou a importância da palestra, destacando também a clareza trazida sobre a religião do palestrante, a umbanda: "Foi um momento muito rico, ele trouxe o ensino religioso no contexto da BNCC e das leis vigentes. Gostei de aprender sobre a religião dele, trouxe uma visão mais clara e eu gostei de conhecer. É um professor que tem muita bagagem", afirmou a discente.

Falar sobre o ensino religioso no contexto escolar é essencial para que a comunidade escolar compreenda seu papel na formação de alunos e alunas sobre os marcos históricos do ensino religioso, bem como das contribuições que agregam para que eles se tornem pessoas conscientes sobre o respeito a diversidade religiosa que existem na sociedade. Nesse contexto, as contribuições do professor Pedro Henrique vieram ao encontro dessa nova compreensão orientada pela BNCC, com isso, nossos discentes puderam concretizar experiências significativas apresentadas por ele dentro do universo escolar, relacionando as teorias estudadas na disciplina Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de ciências”, destaca a profa. Me. Ovídia Portilho.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Miliana Sampaio, a atividade reflete o compromisso por uma formação integral. “A abordagem do professor convidado, Pedro Henrique Póvoa, alinhada à BNCC, enriqueceu a compreensão dos estudantes sobre o ensino religioso. Essa experiência contribui para uma formação mais ampla e consciente dos desafios educacionais contemporâneos”, destacou.

Professor Pedro Henrique durante palestra no Câmpus Araguatins (Foto: Quezia Alencar)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JUNHOClésioAvecomGPS