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28/02/2024 - 11h49m

PEDAGOGIA

ARAGUATINS: Acadêmicos da Unitins realizam apresentações sobre questões étnico-raciais

Por Bico 24 Horas

O objetivo é promover uma reflexão profunda sobre o tema, visando a aplicação prática em ambiente escolar com os futuros pedagogos.

Acadêmica  do 1º período de Pedagogia apresenta contextualização história e conta relato pessoal sobre aceitação do cabelo afro (Foto: Quezia)

Na última quinta-feira, 22, os estudantes do 1º período de Pedagogia da Unitins de Araguatins realizaram em sala de aula uma série de apresentações sobre questões étnico-raciais, realizadas na disciplina de "Política das Relações Étnico-raciais, Afro-brasileira, Africana e Indígena", sob a orientação da professora mestre Ana Maria Freitas.

A aula foi marcada pela participação ativa de todos os acadêmicos, que adotaram uma abordagem dinâmica para explorar a temática. Utilizando recursos audiovisuais como vídeos e fotos, além de relatos pessoais e músicas, os alunos buscaram contextualizar e ampliar a compreensão sobre o assunto em discussão.

A professora Ana Maria Freitas conta que o objetivo da aula é "fazer com que os nossos futuros pedagogos abordem essa temática de maneira reflexiva, para que eles aprendam como trabalhar este tema tão importante para a formação humana. É preciso conscientizar, sensibilizar e conhecer para valorizar a cultura afro-brasileira”, afirma.

A acadêmica Jadyna Ribeiro expressou sua satisfação com a aula e sua identificação com o tema. Em seu trabalho, apresentou um relato pessoal, compartilhando sua jornada de aceitação em relação ao cabelo. "Foi uma aula muito significativa e acolhedora. Compartilhei um pouco sobre minha experiência de aceitação com o cabelo, algo que foi desafiador por um tempo. Este é um tema que impacta tanto minha vida pessoal quanto minha futura carreira como pedagoga."

Essas discussões são essenciais para a formação de educadores conscientes e sensíveis às diversidades presentes em nossa sociedade, esperamos que nossos futuros pedagogos continuem a contribuir para uma educação mais inclusiva e igualitária”, destaca a coordenadora do curso de Pedagogia, Miliana Sampaio.

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