Facebook
01/07/2013 - 17h27m

Após solicitação Ministra destaca equipe para analisar rio araguaia

ATN

Buscando preservar um dos principais recursos hídricos do estado, Ministério do Meio Ambiente coordenará trabalho de avaliação do rio Araguaia

Durante a assinatura do contrato de doação de R$ 40 milhões para a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Tocantins, o Governador Siqueira Campos aproveitou a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para pedir ajuda por uma das principais riquezas naturais do Estado, o rio Araguaia. De acordo com o Governador, alguns trechos do rio vem sendo assoreados principalmente no período de chuvas, por ação das enchentes.

Na ocasião, Siqueira Campos destacou a importância do rio Araguaia para o Estado do Tocantins e alertou para o excesso de areia levada ao rio pela ação de enchentes que derrubam as margens do rio. “Um dos braços do Araguaia, que forma a Ilha do Bananal, está entupido, e para desentupir precisamos retirar 30 mil caminhões de areia dele”, afirmou.

Para o Governador, o iminente “falecimento” do rio Araguaia, é uma preocupação importante e que deve receber uma séria atenção por parte dos gestores. “Não há nada mais agressivo, mais prejudicial ao meio ambiente que o abandono do Araguaia. Não há nada mais importante do que tomarmos medidas sérias com relação ao rio”, completou.

Após relatar a situação complicada naquela região do Araguaia, o Governador solicitou apoio do Governo Federal para implementar estudos de impacto no local e tentar sanar o problema. “Gostaria que a senhora autorizasse estudos para esta situação. Senão nós vamos perder o Araguaia”, lamentou.

Ao ouvir os relatos do Governador, a Ministra do Meio Ambiente imediatamente solicitou de seu diretor que entrasse em contato com a Secretaria Federal de Recursos Hídricos para que seja destacada uma equipe de estudos no Araguaia. “O Governador, como homem do Tocantins, tem essa preocupação com o Araguaia que é um dos mais belos rios do mundo. Eu pedi que o presidente da Agência Nacional de Águas, com o secretário nacional de Recursos Hídricos, montem uma equipe que virá ao Tocantins e irá fazer uma inspeção. Vamos focar aqui uma semana, dez dias, o suficiente para fazermos uma avaliação”, destacou.

Assim como o Governador, Izabella Teixeira frisou que a preocupação com a saúde ambiental do rio Araguaia é uma questão séria e que merece atenção. “Vamos trabalhar em conjunto com universidades para não deixar acontecer aquilo que o Governador teme, que é o fim do Araguaia”, defendeu.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHOEnergisa - Campanha: LPT 2024ClésioAvecomGPS