Senar
Facebook
24/01/2013 - 14h42m

Amostras de experimento de Abacaxi são entregues na UFT para análise

Redação

          Os mais de 150 híbridos de abacaxizeiros do projeto de experimento na Fazenda Roncador, em Tocantínia, por técnicos da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, foram entregues no Laboratório de Análise de Alimentos da UFT – Universidade Federal do Tocantins, na manhã desta quarta-feira, dia 23, para análise de avaliação e caracteres do fruto. A colheita foi realizada nesta última terça-feira, dia 22. Neste ensaio, estão sendo desenvolvidos seis novos híbridos comparando com três variedades: o pérola (tradicional), smooth cayenne (havaiano) e o BRS Imperial (desenvolvido pela Embrapa).
O objetivo da pesquisa é testar os híbridos para desenvolver uma nova variedade para o Tocantins, mais resistentes a doenças, principalmente a fusariose. Para o coordenador de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, José Américo Vasconcelos, o estudo beneficiará principalmente os produtores do fruto no Estado, pois irá mostrar a viabilidade de novas variedades. “O produtor terá outras possibilidades, com híbridos mais resistentes e de qualidade e sabor comparado ao pérola, variedade que destaca a produção tocantinense em todo país”, completou.

      Vasconcelos lembra que em dezembro foi realizada a colheita das folhas “D”, que foi analisada por pesquisadores da Faculdade Católica, em Palmas. Já nesta etapa de análise, sob a responsabilidade do professor da UFT, Aroldo Pinedo, serão executados mais de 15 procedimentos, desde o peso do fruto e da coroa, cumprimento e diâmetro do fruto, forma, cor externa e da polpa, regularidade das espirais, brix e acidez.

      A última fase de estudo será realizada pelo pesquisador de melhoramento genético de Abacaxi da Embrapa- BA, Davi Theodoro Junghans, que fará a relação da folha ‘D’ com o tamanho final do fruto. “Concluindo assim o ensaio, que deverá ocorrer ainda neste semestre”, completou,

Parceiros
      O estudo está sendo realizado em parceria com a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias – Mandioca e Fruticultura de Cruz das Almas – BA e Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Deixe seu comentário:

1BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHOClésioAvecomGPS